A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou, por meio de nota, que recebeu com surpresa uma nova orientação dada pelo Ministério da Saúde com relação à aplicação das vacinas contra o coronavírus.
Neste domingo (22/3), a pasta federal autorizou que estados e municípios usem todo o estoque do imunizante contra a Covid-19 para a primeira dose da imunização. Anteriormente, a orientação era de que 50% dos imunizantes fossem mantidos como estoque de segurança para a segunda etapa.
“A orientação correta a ser observada é a seguinte: somente as vacinas Coronavac/Butantan entregues nos dias 17 e 20 de março (8ª e 9ª pautas de distribuição) devem ser integralmente utilizadas como primeira dose, conforme acordado”, diz a nota.
O titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, se manifestou nas redes sociais sobre o caso na manhã desta segunda-feira (22/3). “Utilizem todas as doses das pautas 8 e 9 em D1 e sigam a programação estabelecida para as pautas recebidas anteriormente”, escreveu em seu perfil no Twitter.
VEJA:
https://twitter.com/fabiovboas/status/1373799700067975171?s=20