Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (7), que acompanha ao todo nove pesquisas que têm como objetivo desenvolver novos tratamentos e testar medicamentos contra o novo coronavírus, que já matou quase 700 pessoas no Brasil. A eficácia e segurança do uso de alternativas no atendimento de pacientes infectados é base de estudo, acrescenta a pasta.
Ao todo, 100 centros de estudos, como universidades e hospitais, além de cinco mil pacientes em quadros leves, graves e moderados, estão envolvidos. Ainda este mês, segundo o ministério, os primeiros resultados devem ser divulgados – o que pode abrir a “possibilidade futura do uso de novos medicamentos e terapias no cuidado das pessoas infectadas pela doença”.
“Está em curso vários ensaios clínicos para testar esses medicamentos. No curto prazo teremos resultados preliminares ainda no mês de abril para oferecer terapias seguras e eficazes para a população. Temos que pautar as nossas decisões baseadas em evidências científicas. Nós estamos em busca e, com celeridade, vamos dar resposta seguras e eficazes à população”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Denizar Vianna.