A Secretaria de Saúde de Minas Gerais anunciou, nesta segunda-feira (13/6), que recebeu notificação sobre a morte de um paciente com suspeita de varíola dos macacos no estado. Este é o primeiro óbito que pode estar relacionado à doença, em todo o mundo.
Não foram divulgadas informações sobre idade ou gênero do paciente; porém, trata-se de um residente de Uberlândia, que trabalha em Araguari, no Triângulo Mineiro.
De acordo com a pasta, este é o primeiro caso suspeito da doença no estado. O paciente foi a óbito no sábado (11/6). Contatos próximos estão sendo monitorados, mas nenhum foi identificado como sintomático. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está responsável pela análise das amostras coletadas.
Até o momento, não houve mortes em decorrência da doença no mundo, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Ministério da Saúde informou, no último domingo (12/6), que recebeu a confirmação do terceiro caso de varíola dos macacos no país. O paciente é de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
O homem diagnosticado tem 51 anos e histórico de viagem a Portugal, no início do mês. A infecção foi constatada laboratorialmente por RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).