Novo projeto das intervenções no Km 0: viaduto dará acesso a Lauro de Freitas
A CCR Metrô Bahia apresentou à prefeitura de Lauro de Freitas, em agosto, o novo projeto das obras ligadas à estação aeroporto da linha 2 do metrô e à estação de transbordo de ônibus. As intervenções incluem a construção de novo viaduto no Km 0 da Estrada do Coco, no sentido Salvador-Lauro de Freitas.
A pista que atualmente é usada para esse tráfego passará a ser de saída da cidade. A pista que hoje dá acesso a Salvador deixará de existir, integrando-se ao espaço do canteiro central. Tudo isso visa liberar área útil no atual canteiro central para a estação de ônibus sem remover o marco de entrada da cidade – como queria o prefeito Márcio Paiva (PP).
A Linha 2, que está com 55% das obras concluídas, agora deve ficar pronta no final de 2017, incluído o terminal de integração no Km 0 da Estrada do Coco. A integração com estações de transbordo de ônibus é fundamental para a viabilização do sistema metroviário e para o crescimento do volume de passageiros – que atingindo determinado pico levará à extensão da linha 2 até o Km 3,5 da Estrada do Coco, a estação Lauro de Freitas. Daí a importância do transbordo no Km 0 da Estrada do Coco.
Diariamente, 45 mil pessoas utilizam o metrô em Salvador. O número é 120% maior do que o registrado antes da integração com as linhas de ônibus, em junho, quando o registro era de cerca de 20 mil pessoas. A capacidade do sistema é para 200 mil pessoas por dia, apenas na Linha 1. A integração vale para 170 linhas urbanas que apresentam o símbolo “Integração Metrô”. No período de duas horas, os usuários não precisam pagar outra passagem para pegar o metrô e vice-versa.
Enquanto Lauro de Freitas espera o metrô para o final do ano que vem, ainda este ano serão inauguradas as estações Detran, Rodoviária e Acesso Norte. A licitação para ampliação de Pirajá até Águas Claras e Cajazeiras já foi lançada.
Redação Vilas Magazine