A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi palco nesta quarta-feira (21.08) da audiência pública Inclusão da Capoeira nas Escolas Públicas. A atividade foi organizada pelo mandato da deputada Olívia Santana, através da Comissão da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público, e contou com o apoio da Salvaguarda da Capoeira da Bahia e as participações dos deputados Rosemberg Pinto, Fabíola Mansur, Hilton Coelho, Osni Cardoso e Júnior Muniz.
Durante o debate que reuniu diversas associações e grupos de capoeira da Bahia, foi apresentado pelo coordenador do Capoeira e Movimento Bahia, Jurandir Santana, o Manifesto Capoeira, Eu Defendo! criado com intuito reforçar a necessidade da aprovação do Projeto de Lei Moa do Katendê Nº 23.281/2019, proposto pela deputada Olívia Santana, que dispõe sobre a Salvaguarda e Incentivo da Capoeira no Estado, e tem como um dos objetivos incentivar o Estado, os municípios e a rede privada de educação a implementarem programas de capoeira na rede ensino.
A deputada Olívia Santana destacou a satisfação com a adesão dos capoeiristas na audiência, e lembrou da necessidade de um movimento do legislativo e do executivo para a garantia de recursos e de mais espaços para a capoeira na Bahia. Lembrou também da importância do projeto de lei ter o nome de Mestre Moa do Katendê.
Representando o governador Rui Costa, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, garantiu, durante a atividade, a realização do edital da capoeira, um legado deixado pela gestão de Olívia, na Setre.
Presente na audiência, o mestre, cantor e compositor Tonho Matéria relatou a trajetória da deputada em várias atividades relacionadas ao segmento da capoeira.
Já o mestre Duda além de destacar a importância de espaços como a audiência, que qualificam a Capoeira, pediu um PL para que mestres de capoeira possam dar aulas nas escolas mesmo sem título de Universidade, reconhecendo seu valor como mestre.
Dentre os encaminhamentos da audiência estão a criação de uma comissão temática na Alba com a participação de membros da sociedade civil.
Ascom Deputada Olívia Santana