Pré-candidata à Prefeitura de Salvador pelo PT, a Major Denice Santiago reuniu-se com representantes de 46 bairros dos Diretórios Zonais 10 e 213, na noite desta quinta-feira, 30. Participaram do encontro virtual, realizado por meio da plataforma digital Zoom, moradores de áreas como Itapuã, Bairro da Paz, Abaeté, Imbuí, Pituaçu, Patamares, Boca do Rio, Chapada do Rio Vermelho, Pituba, Rio Vermelho, Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Amaralina e Pituba, Jardim de Alah, Caminho das Árvores, Stiep, entre outros.
Parte do movimento ‘Salvador Mãe de Todos’, lançado pelo Partido dos Trabalhadores para escutar a população sobre a capital baiana, a atividade debateu temáticas relacionadas à cidade e que são prioridade para a legenda na disputa pela Prefeitura nas eleições de 2020. Os presidentes dos diretórios zonais, Maurício Nogueira (2ª Zonal), Valdomiro Franco (10ª Zonal) e José Cupertino (13ª Zonal) apontaram as necessidades dos bairros que dirigem.
Também trouxeram contribuições militantes de cada localidade, ligados à atuação comunitária, como a presidente da Associação de Moradores da Santa Cruz, Liozana Conceição, a assistente social e gestora do Centro Social Urbano do Nordeste, Andréa Macedo, a assistente social Thaise Viana, o pastor da Assembleia de Deus Marcelo Gomes, a militante negra Larissa Menezes e o ativista do movimento Rio Vermelho em Ação, Antônio Carlos. As apresentações culturais ficaram a cargo do Grupo Étnico Cultural da Bahia em Olorim, liderado por Sidney Argolo, da cantora e compositora militante do coletivo ‘As Pretas Falam’, Gabby Santana, da poetisa Yone Diamantino e do cantor Allan Tiefensee, que entoou versos em defesa da agroecologia.
Em discurso para a população presente, a ex-comandante da Ronda Maria da Penha se disse confiante para a tarefa de representar o projeto político que comanda o Governo da Bahia desde 2007 e reforçou sua opinião política à esquerda e de discordância e combate a políticas antidemocráticas, fascistas, racistas e misóginas. “Eu tenho muito orgulho de ser a síntese desse projeto do PT, que é diferente de tudo isso que eu sou contra. Hoje me perguntaram se eu sou progressista ou de esquerda, e eu respondi que sou de esquerda. O PT derrotou o carlismo no governo do Estado e nós vamos fazer o mesmo em Salvador”, afirmou.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial Fabya Reis, coordenadora geral da pré-campanha da Major Denice; o presidente do PT de Salvador, Ademário Costa; e o secretário de Desenvolvimento Urbano e co-coordenador do Programa de Governo Participativo (PGP), Nelson Pelegrino, também orientaram os participantes do encontro virtual.
Major Denice Salvador 2020
Coordenação de Imprensa e Jornalismo
Yuri Silva / MTB 5814-BA
majordenicept@gmail.com