No Dia “D” contra o sarampo 1.045 pessoas foram imunizadas em Lauro de Freitas. A mobilização nacional foi realizada em todas as Unidades de Saúde Família e mais 12 pontos estratégicos do município, neste último sábado (15). A primeira etapa da campanha do Ministério da Saúde para pessoas de 05 a 19 anos, segue até o dia 13 de março. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, é gratuita.
O pequeno Miguel Ribeiro de seis anos tomou a segunda dose da vacina na Unidade de Saúde da Família (USF) Chafariz, no Parque Jockey Clube. A mãe, Estela Brandão, conta que aproveitou o Dia “D” para deixar a vacinação do filho atualizada. “A campanha vai até março, mas eu gosto de levar ele logo. Está aqui com um pouco de medo, mas já expliquei pra ele que tem que se vacinar para ficar protegido” frisou.
De acordo com Daniel de Assis, coordenador da Vigilância Epidemiológica do município, os locais com maior número de registros vacinais foram os pontos estratégicos montados no Shopping Estrada do Coco, Assaí Atacadista e na USF Chafariz. “Apesar de já termos uma cobertura vacinal eficaz, fizemos antes do dia D um trabalho de convidar as pessoas de porta em porta com agentes comunitários, sala de espera nas unidades, carro de som e mobilização nas redes sociais”, relatou.
Após finalizar a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em 13 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) iniciará uma segunda etapa, no período de 03/08 a 31/08, para adultos de 30 a 59 anos, em todas as Unidades de Saúde da Família. O Dia D nacional para essa faixa etária será realizada no dia 22 de agosto.
Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
17/02/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br