Caso não tivesse sido instalado no Bairro de Buraquinho, em Lauro de Freitas, o primeiro Ecoponto do município, 327,96 toneladas de lixo que foram coletadas no equipamento entre os meses de janeiro a julho deste ano teriam sido descartados de forma indevida. Hoje vão para a reciclagem. Inaugurado em 2019, o local, implantado no Loteamento Miragem, recebe em média 65 toneladas de materiais recicláveis por mês.
Separar o lixo para reciclagem em casa todos os dias e levar até o Ecoponto, já faz parte da rotina de muitos moradores de Lauro de Freitas, a exemplo de Mina Neri, de 67 anos, moradora do Bairro de Buraquinho. Mesmo antes da inauguração do equipamento a sua família já fazia a separação do lixo, mas encontrava dificuldades na hora de descartar os materiais. Agora vai ao Ecoponto uma vez por semana.
“Acho fundamental lugares como este, fico até emocionada, porque a gente precisa disso, reciclar e ressignificar. O mundo já tem muito lixo espalhado por aí, as pessoas têm de ter esse compromisso de reciclar e dar significado ao nosso lixo. Lá em casa já temos o costume de separar o lixo reciclável há muitos anos. A gente vai guardando em casa e uma vez por semana, o dia de ir ao mercado, trazemos aqui para o Ecoponto”.
A construção do Ecoponto está prevista na Lei do Lixo Zero. O equipamento funciona de segunda à sábado, das 8h às 12h. No local podem ser descartados resíduos sólidos, como resíduos verdes (grama, folha e poda), resíduos volumosos (móveis velhos), resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico), restos de construção civil, entre outros. Está prevista a construção de mais três ecopontos em Lauro de Freitas.
Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: Maína Diniz
20/08/2021
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação