Após ser aplaudido várias vezes durante discurso na abertura da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “tietado” por autoridades de peso.
De acordo com Bela Megale, no O Globo, depois do pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que discursou na sequência, o chefe do Executivo brasileiro foi rodeado por autoridades que queriam cumprimentá-lo.
Segundo a publicação, dentre aqueles que fizeram fila para falar com Lula estava Gro Harlem Brundtland, primeira mulher a chefiar o governo da Noruega e líder internacional nas áreas de desenvolvimento sustentável e saúde pública.
Além dela, também cumprimentaram Lula o presidente do Timor-Leste e Prêmio Nobel da Paz, José Ramos-Horta; e o economista e professor da Universidade de Columbia, Jeffrey Sachs.
Conforme a coluna, integrantes da comitiva brasileira compararam a cena com o ocorrido em 2009, quando o presidente discursou em Copenhagen, na Dinamarca, em evento que definiu o Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Naquela ocasião, Lula usava a gravata da sorte com as cores da bandeira brasileira e também foi alvo de “tietagem”.