O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perguntou a Fernando Haddad se ele toparia ser seu vice em 2022 e o ex-ministro respondeu que sim. A informação é da coluna de Guilherme Amado, da revista Época.
Segundo Haddad disse à publicação que a conversa foi em dezembro. Entretanto, ele considera que talvez para o ex-presidente fosse melhor uma chapa com outro partido na vice: “Não sei se convém para ele. Para mim, seria honroso. Se pudesse ampliar a aliança para um nome de fora do PT, uma reedição da dobrada de 2002 (com José Alencar na vice, pelo então PL)… Há várias fórmulas”.
O diálogo entre Haddad e Lula aconteceu durante um almoço em que os dois petistas avaliaram o cenário após as eleições municipais de 2020.
Lula é atualmente inelegível por ser condenado em três instâncias no caso do triplex. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) ainda não julgou o habeas corpus da defesa de Lula, que aponta uma suspeição de Moro para julgar o ex-presidente.
A tendência no STF é de vitória de Lula. Mas, para que fossem devolvidos seus direitos políticos, também teria que haver uma anulação do caso do sítio de Atibaia, em que Lula também é condenado em duas instâncias.