O ex-presidente Lula (PT) voltou a criticar, durante a manhã desta quinta-feira (4/6), a atuação de Jair Bolsonaro (sem partido) no enfrentamento à pandemia do coronavírus no Brasil. A declaração foi dada na rádio brasiliense Metrópoles.
Durante a conversa, Lula elogiou a criação do Consórcio Nordeste. Ele classificou a ideia como “decisão acertada” dos nove governadores da região, sendo uma “resistência à colonização imperial” do Palácio do Planalto. O grupo é coordenado pelo chefe do executivo baiano, o petista Rui Costa.
“O governo é uma piada, não existe. A pergunta que se faz é: pra quê a existência de um governo como esse? Bolsonaro não se preparou para cuidar do Brasil. Ele coloca pessoas despreparadas em setores chaves. Os filhos se entrometem demais no governo. Ele não dá importância do surgimento do vírus. O papel do presidente é se cercar de pessoas que entendam sobre o assunto. Tinha que ter criado um comitê com gorvernadores e prefeitos para equacionar o problema. Ao contrário, ele tenta ofender as pessoas. A melhor coisa que aconteceu foi a criação da Consórcio Nordeste”, atacou Lula.
Além do governador da Bahia, o comitê é formado por outros três gestores petistas, dois filiados ao Partido Social Brasileiro (PSB), um do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), além de um do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e um do Partido Social Democrático (PSD).
Em seguida, o ex-presidente foi ainda mais duro nas críticas a Bolsonaro. “Nesse governo, Bolsonaro é o bobo da corte. Quem governa é o Guedes”.