presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está decidido sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha do profissional para a vaga vem sendo alvo de ataques por parte de petistas.
Em conversas com interlocutores durante a viagem a Lisboa, no mês passado, Lula afirmou não estar preocupado com possíveis repercussões negativas por ter escolhido seu advogado para ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski no Supremo.
Lula e Lewandowski devem se reunir para falar sobre o assunto, já que o nome escolhido pelo ex-ministro é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto. Nos bastidores, o petista foi informado que Lewandowski entenderia se o profissional escolhido por ele não fosse a primeira opção de Lula e que pode apoiar a ida de Zanin ao STF.
A migração do ministro Dias Toffoli da primeira turma para a segunda turma do Supremo pode favorecer a entrada de Zanin no STF. É na segunda turma em que os casos da Lava Jato são investigados. O advogado foi o responsável por tirar Lula da cadeia. Playvolume
Aliados de Lula avaliam que a indicação de Zanin ao Supremo é “agora ou nunca”. Em outubro, a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, será aposentada compulsoriamente. A expectativa é de que para ocupar a cadeira da ministra, seja indicada uma mulher negra.