O Solidariedade/Ba e a Fundação 1º de Maio realizaram hoje à noite (20) um workshop virtual sobre as eleições deste ano dirigida aos presidentes municipais da legenda na Bahia.
O Solidariedade vai concorrer com cerca de 600 candidatos a prefeito no Brasil, 52.000 candidatos a vereador no país e cerca de 2.000 na Bahia.
“Este foi um evento virtual da Fundação Primeiro de Maio e do Solidariedade/Bahia com um técnico apto a dar todas as orientações para os presidentes municipais das representações do Solidariedade no nosso estado. Agora a nossa intenção é fazer um outro encontro virtual com os pré-candidatos a prefeito e a vereador do Solidariedade na Bahia”, afirmou Luciano Araújo, presidente do Solidariedade na Bahia.
A palestra “Eleições 2020-Orientações Gerais” foi proferida pelo advogado Gabriel Llona. Ele iniciou as orientações abordando as convenções partidárias, que poderão ser presenciais, entretanto, observando as legislações municipais no que tange às medidas de combate ao novo coronavírus, como, por exemplo, sobre aglomerações. E as convenções também poderão ser virtuais.
Ele também orientou os dirigentes do Solidariedade nos municípios baianos
sobre os procedimentos corretos para as regularizações e procedimentos no que tange à Justiça Eleitoral.
E também orientou sobre os prazos das propaganda eleitoral. As pré-campanhas vão até o dia 26 de setembro e no dia 27 do mesmo mês tem início as campanhas.
Empoderamento feminino
O técnico jurídico também abordou, dentre outros temas, a necessidade do cumprimento da cota de 30 % de candidatas mulheres (Lei 9.504/1997 -Lei das Eleições). “O não cumprimento dessa norma pode levar à cassação de toda a chapa”, alertou.
“Neste quesito estamos bastante entusiasmados. O Solidariedade/Ba aposta no empoderamento feminino”, afirmou Luciano Araújo. Em Salvador, o Solidariedade tem cerca de de 70 pré-candidatos filiados para concorrer à eleição municipal nas proporcionais. Deste número, 25 são mulheres. No interior do Estado, o partido conta com diversas pré-candidatura de mulheres para o pleito de 2020.