Os conflitos sociais em torno na afirmação da mulher trans, como exclusão e preconceito, e as rotinas segregadoras no cotidiano escolar, mercado de trabalho e dentro da própria família estiveram em pauta na tarde desta segunda-feira (16) durante a live temática: Mulheres Trans e Suas Escrevivências.
Promovida pelo Departamento de Políticas LGBTQIA+ vinculado à Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR), a live contou com a participação de Hillary Santos, mulher trans, que dividiu suas histórias em um bate-papo transparente e inspirador.
A jovem de 22 anos se descreve como resistência. Ela conta que desde muito cedo aprendeu a lidar com situações no ambiente escolar e atualmente tem dificuldade de ser inserida no mercado de trabalho. “Infelizmente não temos oportunidade, a maioria de nós tem que trabalhar de forma autônoma ou se prostituir. Não é isso que nós queremos, queremos nosso espaço como qualquer outra pessoa”, falou.
Atualmente, Hillary mora com a família. Ela conta que essa não é a realidade da maioria das pessoas trans. “Eu acho que aceitação e amor próprio é o caminho. Nós temos que nos amar e saber quem nós somos. Infelizmente a solidão da pessoa trans acontece dentro de casa quando não é aceita pela família”, disse.
A live integra a programação da Semana da Diversidade, que até dia 25 deste mês abordará assuntos do universo LGBTQIA+. Os encontros acontecem através do perfil no Instagram do @departamentolgbtI e em reuniões presenciais em Lauro de Freitas.
Nesta terça-feira (17), às 15h, será transmitida através do mesmo canal, a live temática: homofobia religiosa no contexto do cristianismo. Neste encontro, o teólogo, professor, pastor, membro da Igreja Batista Nazareth, mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), Luciano Santana, será o convidado.
Confira a programação:
17/05 – Live Temática: Homofobia Religiosa no contexto do cristianismo.
Convidado: Luciano Santana, teólogo, professor, pastor, membro da Igreja Batista Nazareth, mestrando em Cultura e Sociedade ( UFBA).
Horário:15h
Virtual – Instagram do Departamento.
18/05– Ação da e para a Diversidade
Apoios e Parcerias – GAPA, Coordenação Estadual e CPDD, CTA, Terreiro Oyá Matamba.
Local – Terreiro Oyá Matamba – Portão.
Horário – 14h às 16:30
19 e 25/05– Cine Debate no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e Roda de Conversa no Colégio Américo Simas.
Jornalista: Giovanna Reyner
Foto: Lucas Lins
16/05/2022
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação