A presidente do PSB na Bahia, deputada federal Lídice da Mata, afirmou que as discussões em torno das pré-candidaturas a prefeito de Salvador dentro do grupo político de Jerônimo Rodrigues (PT) devem ser concluídas até o mês de novembro — prazo já mencionado pelo governador. Atualmente, o deputado estadual Robinson Almeida (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) estão entre os nomes cotados no bastidores do Palácio de Ondina.
“Isso se iniciou agora. Imagino que a gente vá ter aí uns 20 a 30 dias para chegar a alguma conclusão. Repito: eu acho que a coisa mais importante é decidir qual é a estratégia que teremos para derrotar o adversário comum, que é o prefeito [Bruno Reis, do União Brasil] . Portanto, tanto pode ter mais de uma candidatura, como pode ter uma candidatura única. O importante é ter o objetivo único”, declarou Lídice a Blog do Lau nesta segunda-feira (9), durante evento de lançamento da pedra fundamental da montadora chinesa BYD na cidade de Camaçari.
“Eu tendo a achar, e apenas uma tendência, que o melhor seria ter candidatura única, mas a candidatura única também dá mais trabalho. Porque você tem que conciliar o interesse de todos os partidos. É o momento em que estamos vivendo, de conversa, de ouvir cada partido para depois concluir”, acrescentou a deputada.
Apesar de defender o protagonismo de seu partido, Lídice vê a pulverização de candidaturas como algo natural em cidades do interior.
“O PSB faz parte do governo de Jerônimo. Nós vamos lutar para nas principais cidades do estado estarmos com as mesmas candidaturas, sendo que essas candidaturas podem ser do PSB, podem ser outras. Cito aqui Irecê, uma das principais cidades da Bahia, nós temos um prefeito muito bem avaliado. A nossa expectativa é que a candidatura seja do PSB e que os outros partidos apoiem. Em outras cidades, pode ser do PSD; em outras, do PT, PCdoB e assim por diante”, disse.