A Legião da Boa Vontade (LBV) está entregando cestas de alimentos não perecíveis e kits de limpeza a milhares de famílias brasileiras que sofrem os impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavírus.
Em Salvador, além de ajudar os participantes de seus programas socioassistenciais, a LBV beneficiou moradores do Quilombo de Nova Constituinte, comunidade localizada no bairro de Periperi, no subúrbio ferroviário da cidade.
Está é uma das áreas mais vulneráveis à Covid-19 da capital, segundo estudo realizado por diversas instituições de ensino e representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador.
Cada região foi avaliada de acordo com o fluxo de pessoas em transportes coletivos, os indicadores econômicos das famílias que ali residem e fatores como número de habitantes por casa, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), saneamento básico e acesso a água potável.
Além da Nova Constituinte, o estudo aponta os bairros do Tororó, Vila Canária, Santa Cruz, Pirajá, Santa Luzia, Boa Vista de São Caetano e Sussuarana como as regiões com maior probabilidade de disseminação acelerada do novo vírus. Leia outros dados desta pesquisa.
Os itens alimentícios e os kits de limpeza foram entregues à Associação de Moradores Quilombo de Nova Constituinte, que faz parte da Rede Sociedade Solidária, da LBV.
O programa de assessoramento da LBV oferece suporte especializado a organizações da sociedade civil a fim de esclarecer trabalhadores e voluntários delas a respeito da defesa e garantia de direitos expressos na Constituição Federal e de fortalecer o sistema de proteção social brasileiro.