Segundo a polícia, José Lázaro é do bairro de Itinga em Lauro de Freitas
Preso minutos depois de matar com uma facada no peito o adolescente Douglas Bento de Bittencourt, de 14 anos, na manhã desta sexta-feira (2), no bairro de Nazaré, o lavador de carros José Lázaro Lima dos Santos, 34, foi apresentado à imprensa, nesta tarde, durante coletiva no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na Pituba.
Interrogado pela delegada Patrícia Brito, da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), José alegou ter matado o adolescente, que morava há cinco meses num abrigo, naquela região, após de ter sido chamado de “maloqueiro de rua”. Ele não gostou das repetidas ofensas, além de achar que o garoto queria forçá-lo a usar crack, depois de um desenho feito pelo mesmo para José de uma caveira fumando cachimbo.
O crime aconteceu na frente de um hipermercado onde Douglas costumava pedir dinheiro e José lavava e guardava carros. A faca utilizada pelo homicida, que é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Nazaré, já foi encaminhada à perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), por policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que fizeram a prisão. Segundo a delegada Pilly Dantas, titular da 3ª DH/BTS, José, que já responde por tentativa de homicídio, furto e agressão, foi autuado em flagrante por homicídio e encaminhado ao Complexo Policial da Baixa do Fiscal.
Ainda de acordo com testemunhas, o suspeito ficou em choque na frente do supermercado e não tentou fugir do local do crime. “Vi o momento em que o garoto entrou dentro do supermercado com a mão no peito e colocando sangue pela boca. Ele era conhecido por todos que passavam aqui, porque ele costumava olhar os carros dos clientes. Todo mundo ficou em pânico e as funcionárias começaram a chorar”, conta um morador do bairro que não quer se identificar.
Policiais da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Barbalho) foram acionados após o jovem ser esfaqueado, mas ao chegar no local, a vítima já estava morta. A PM isolou a área e acionou o Serviço de Investigação em Local de Crime (SILC) para realização de perícia e remoção do corpo. “Depois de dar a facada no garoto ele entrou no supermercado guardou a faca em um saco plástico e esperou pela polícia, enquanto o jovem agonizava no chão. Não teve resistência”, relatou um morador de Nazaré que passava pelo local no momento no crime.
A motivação do crime está sendo investigada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). A delegada Marilene Lima, do DHPP, afirmou que o suspeito de matar o adolescente traficava para moradores de rua do bairro. “As informações que nós temos é que ele traficava drogas para outros moradores de rua da região. O garoto morava em uma casa de apoio do bairro. Ele nos relatou que o jovem costumava chamar ele de marginal e que ele estava irritado com isso e acabou executando o crime. Ele é do bairro de Itinga em Lauro de Freitas e vive nas ruas aqui de Nazaré. Ele nos relatou também que a faca foi comprada há 4 dias em feira de Santana. A intenção, segundo ele, era de utilizar para cortar verduras”.
Ainda segundo moradores, José Lázaro traficava para menores de um centro de reabilitação para dependentes químicos que fica no mesmo bairro onde aconteceu o crime e onde a vítima recebia apoio “O menor costumava receber apoio nesse centro. O assassino esperava a saída dos menores para vender drogas”, diz uma moradora sob anonimato.
Fonte: SSP/Ba e Correio da Bahia