Interrompida na gestão passada, a consulta pública para diretores e vices das unidades da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas foi retomada nesta sexta-feira (23), em 39 das 46 unidades habilitadas para o processo. Em sete escolas o processo foi suspenso depois de comprovada denúncia de irregularidades no período eleitoral.
A escolha dos gestores por parte da comunidade escolar foi implantada na primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, e extinta pelo gestor que a antecedeu. “Decidi retomar este processo por liberalidade, por apostar no processo democrático e pela confiança que sempre depositei em nossos servidores e servidoras. Além de entender que é fruto da luta da categoria e da Asprolf”, destacou a prefeita.
Moema ainda ressaltou que a suspensão da consulta em sete escolas visou impedir que o clima de ofensas e agressividade colocasse em risco a eleição, além de não ser condizente com a essência da própria categoria profissional. “Estamos tratando de eleições no âmbito da educação, daqueles que deveriam dar exemplo de civilidade, democracia e respeito na disputa de idéias para melhoria da educação em nosso município.”
Alunos, professores, funcionários, técnicos e pais participaram das eleições nas 36 escolas que souberam conduzir o processo com tranquilidade, respeito e democracia. A consulta foi considerada “pleno sucesso” pelo secretário municipal de Educação, Paulo Gabriel Nacif. A participação ativa da comunidade escolar surpreendeu e comprovou o quanto a eleição direta é um processo de consolidação de uma escola mais democrática.
Sobre as sete escolas onde a eleição foi suspensa, ele destacou: “Vamos retomar o diálogo com a comunidade sobre o conceito de consulta pública e da responsabilidade de todos para colocar o interesse do estudante acima de tudo”. Ele considera ainda que o episódio pode ser “um processo pedagógico”.
“Na democracia, quanto mais a gente vota, quanto mais a gente participa mais ela se aprofunda e esses valores de respeito pelo outro e pela construção coletiva se inserem na sociedade”, afirmou.
Para a estudante do 7º ano, Nailze Alves, a idéia de retomar as eleições nas escolas foi ótima. “Ninguém melhor que os pais e alunos para decidir o futuro da escola”. A aposentada Eliete Araújo que foi dar seu voto junto com o neto Samuel, a escolha dos diretores e vice não poderia ser de outra maneira. “A eleição nos dá a oportunidade de escolher aqueles que melhor nos representam para contribuir com a educação das nossas crianças”.
O processo de consulta pública aconteceu nos turnos matutino e vespertino. O resultado será divulgado no Diário Oficial na próxima terça-feira (27) e a nomeação dos eleitos será no dia 14 de dezembro.
Jornalista Mariana Cedrim
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
23/11/2018
71 3288 8371