Uma série de atividades e eventos, na capital e no interior do estado, integra a programação do ‘Março Mulheres’, realizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) para marcar o mês dedicado à luta pelos direitos das mulheres. Entre as iniciativas, foi lançado o edital Março Mulheres 2017 de produção cultural feminina e inclusiva, com o objetivo de selecionar dez projetos de organizações da sociedade civil que contribuam para fomentar a autonomia, o empoderamento, além da promoção e defesa dos direitos de gênero.
O ‘Março Mulheres’ consta ainda de ações de projetos da SPM, a exemplo das Caravanas Cravos e Rosas na Paz, que reúnem ações de combate à violência contra as mulheres. Neste mês, serão realizadas três caravanas – em Mata de João (dia 14), Lauro de Freitas (21) e Simões Filho (28), em parceria com o Instituto Avon, com apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).
A iniciativa tem o propósito de sensibilizar a população em relação à temática do enfrentamento à violência e fortalecer a rede especializada de atendimento local. A caravana em Mata de São João incluirá ações do projeto Promoção dos Direitos das Mulheres na Bahia, que prevê a realização de oficinas de capacitação para o combate ao tráfico de mulheres, entre os próximos dias 14 e 17.
As oficinas têm como público alvo representantes do Tribunal de Justiça (Fórum da comarca de Mata de São João), das secretarias municipais de Educação e de Saúde, do conselho tutelar e associações. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania.
Fonte: Ascom/Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM)