Cerca de 600 pessoas participaram do 4º Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência que foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2019 , das 08h as 18h30, no auditório das Faculdades UNIME pelo Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; Conselho Municipal de educação\Câmara de Educação Especial e Departamento de Direito da Pessoa com Deficiência\SEJU e contou com uma programação intensa que foi cumprida a risca.
“Apesar do consenso de que a participação das pessoas com deficiência é um direito inquestionável, muitos professores e gestores escolares ainda resistem, declarando-se despreparados para concretizá-la. Uma escola inclusiva é uma escola que inclui a todos, sem discriminação, e a cada um, com suas diferenças. Perseguindo a aprendizagem de forma ampla e colaborativa, oferecendo oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de modo que todos possam desenvolver seu potencial. Ressaltou a coordenadora geral do 4º Fórum, Josy Luz.
O primeiro dia foi dedicado à exposições e oficinas, ministradas pelas professores de salas multifuncionais para o treinamento e qualificação de professores, cuidadores, alunos e diretores de escolas para que os mesmos tenham mais habilidade para lidar com crianças que tenham autismo, microcefalia, deficiência visual e deficiência intelectual, entre outras. Além das oficinas, também aconteceram apresentações como Cacai Bauer; grupo de inclusão do Colégio Gregorio Pinto de Almeida e a palestra “o autismo por um autista”, ministrada por Pedro Mendonça.
“Tão importante quanto à acessibilidade é a garantia de que esse público tenha acesso à educação, e essa é uma tarefa de todos nós, não apenas dos cuidadores e cuidadoras que atuam nas escolas. A verdadeira inclusão passa pela união de esforços e trabalho conjunto entre escola, comunidade e família, daí a importância de fóruns como esse. Quero parabenizar a todos os envolvidos na organização do evento, e reafirmar o nosso compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência, não só na escola, mas em todos os setores e segmentos da sociedade”, ressaltou a prefeita Moema Gramacho que esteve presente na solenidade abertura do evento
Além da exposição “Poética da alma especial “dos alunos do colégio Pedro Paranhos apresentada pela artista plástica Katia Cunha e da oficina “ O Sonho de cada um” da colégio Gregorio Pinto de Almeida, o segundo dia contou com a palestra “Educação: Uma Paixão e Uma Salvação”, com Gilvã Mendes, autor do livro “Aqueles Malditos Olhos Azuis”, lançado durante o evento e a palestra magna, “Acesso e Permanência dos alunos com deficiência nas escolas com sucesso, ministrada por Patricia Braile.
A primeira mesa redonda foi moderada por Deskson Junior e os assuntos focaram na inclusão dos alunos com deficiência no âmbito escolar como: aluno surdo ( João Ricardo, Josete Costa); Libras e interlíngua: suas implicações no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos ( Alessandra Calixto); Deficiência visual (Edmundo Xavier, Carla Pontes). Enquanto participantes almoçavam, Marquinhos Oliveira encantava com um repertório de músicas MPB.
Mediada por Maria São Pedro, a segunda mesa redonda ressaltou os temas: Deficiência intelectual (Anderson Spavier e Gilmara Santos ); microcefalia ( Verônica Lorenzo); autismo ( Patricia Teodolina e Jane Vilela); em seguida, a palestra sobre a importância do acompanhamento multidisciplinar para o paciente (Rosangela Lourenço e Debora Schunk) . E ao final do dia, todos se emocionaram com uma brilhante apresentação do coletivo criando Asas.
O terceiro dia iniciou com uma palestra sobre a importância da Família no Desenvolvimento Educacional da Pessoa com Deficiência (Meire Abdom, Rosângela Lourenço, Debora Schunk, Ana Regina ) e logo depois, tivemos a terceira mesa redonda do Fórum, moderada por Idaci Ferreia com os temas: Ensino Superior e Tecnológico na Perspectiva da Inclusão; Educação Inclusiva e Políticas Públicas ( Ricardo Baqueiro e Camila Mota); Acessibilidade: Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa/Ampliada ( Ariana Santana).
A palestra sobre Acessibilidade \ adaptações nas escolas ( rampas, Sanitários, área central) e transportes adaptados, ficou por conta de Islândia Costa e Vander Santos e logo depois foi a vez da quarta e última mesa redonda sobre os Desafios da Formação de Professores e Cuidadores na Perspectiva da Inclusão (Catia Brito e Teresinha Barros); Atendimento Educacional Especializado – AEE( Ariana Santana e Silvia Bambirra); Práticas Pedagógicas e adaptação curricular na Escola Inclusiva ( Selenita Amorim) e como mediador tivemos o professor José Gonçalves Junior . E para descontrair os participantes no último dia, Isaias Sampaio cantou e alegrou o público com um repertório bem eclético durante o almoço.
O psiquiatra Dr Luciano Kern ministrou a última palestra sobre os Mitos e desafios sobre a deficiência: o que é deficiência ou não; Aluno com Dislexia; aluno com Déficit de atenção e hiperatividade. E para encerrar o Fórum com chave de ouro, Virginia Teixeira realizou uma linda apresentação com o grupo Eterna Juventude e a dança do ventre adaptada para a terceira idade.
Outros parceiros: União Metropolitana de Ensino ( UNIME), Centro de Educação Especial da Bahia ( CEEBA), Associação de Mulheres Empoderadas ( AME), Vida Brasil, Criando Asas, Cacai Bauer, Cooperlotação, Clínica Erasmo Neto, Fantástico Mundo do Autista ( FAMA), Instituto Social Manasses, Federação Brasileira Cidadania, Isaias Sampaio, Marquinhos Oliveira, Associação de músicos, Lara, presentes e variedades, INSS, Central Papelaria, Inove Gráfica, Conselho de Direitos Humanos.