Lauro de Freitas manteve os bons resultados que vem apresentando e fechou o primeiro semestre deste ano com um saldo positivo de 3.400 postos de trabalho. Os dados são do relatório mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Este resultado mantém Lauro na liderança entre os demais municípios que compõem a Região Metropolitana de Salvador (RMS) no que diz respeito à geração de empregos formais.
Assim como o observado no levantamento do CAGED do mês de julho, o setor responsável pelo maior número de postos de trabalho permanece sendo o de serviços, que acumula um saldo positivo de 2.546 postos, especialmente nos segmentos de bares e restaurantes e rede hoteleira, o que é visto pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), como uma retomada de alguns segmentos em função do arrefecimento da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o secretário da SETREL, Uilson de Souza, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o cenário em Lauro de Freitas é positivo e abre caminho para que novas ações que estão sendo realizadas pela Prefeitura resultem em mais avanços na área de geração de emprego e renda, especificamente para quem mora no município.
“A gestão tem dialogado muito com os segmentos econômicos para garantir a contratação de moradores daqui de Lauro e temos uma série de ações que estão sendo implementadas a partir do lançamento do Programa Cidade Solidária e Sustentável, a exemplo da assinatura de termos de cooperação técnica com os diversos setores econômicos para que priorizem a contratação de quem é de nosso município”.
O secretário também destacou outras ações do Programa que já estão caminhando para a concretização, como a contratação, pela Prefeitura, de Microempreendedores Individuais (MEIs) para a execução de obras de pequeno porte com recursos da gestão. Fruto de uma parceria da administração municipal com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), os MEIs do município também já estão tendo acesso com mais agilidade a linhas de crédito como a CredMais.
Jornalista: Rodrigo Castro
Fotos: ASCOM PMLF