A entrega de tablets com Plataforma Digital na rede municipal de ensino de Lauro de Freitas segue em ritmo acelerado. O equipamento, que visa ampliar a qualidade na educação e reduzir as desigualdades no ensino remoto, já foi entregue aos alunos do ensino fundamental II (5º ao 9º ano) de todas as escolas da cidade, e à maioria dos alunos do fundamental I (1º ao 4º ano).
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) chega a última fase de entrega do aparelho aos alunos do 1º ao 4º ano do polo educacional da Itinga. Além dos estudantes, professores, coordenadores e gestores das unidades educacionais, também já receberam os tablets, de acordo com informações da SEMED.
A secretária da SEMED, Vânia Galvão, destacou a importância da iniciativa. “O município de Lauro de Freitas é pioneiro em disponibilizar tablets e plataforma idealizada para que alunos da rede municipal possam assistir aulas com acesso à internet de qualidade e segurança”.
O aparelho oferece acesso exclusivo ao programa de ensino remoto e possui um chip com internet. Vale ressaltar que o tablet é bloqueado para qualquer outra finalidade, a não ser para acesso ao conteúdo das aulas.
O tablet é entregue aos pais ou responsáveis. No momento da retirada, os pais recebem informações sobre o funcionamento e testam o aparelho. São ainda orientados a retornar à escola caso o aparelho apresente algum problema.
Após essa etapa, será realizada a fase de teste escalonada com toda a rede de ensino, e as estratégias pedagógicas para iniciar as aulas e atividades escolares, em tempo real e em modelo remoto
Tecnologia e educação
Na expectativa para começar a utilizar o aparelho, o pequeno Miguel Ribeiro, de 8 anos, aluno do 2º ano do Centro Educacional Fênix, foi ao local fazer a retirada do aparelho, ao lado da mãe, a dona de casa Cláudia Estela Brandão, 39. “Eu prefiro tablet do que estudar pelo celular. Vou assistir aulas por ele e aprender muito”, disse o estudante.
A mãe dele reforçou que o equipamento tecnológico será de suma importância para melhorar a qualidade da educação do filho. “Acredito que vai ser muito bom para ele estudar melhor”, destacou.
O vigilante Marco Antônio Lima, 42, também foi ao local para retirar o tablet da filha, aluna do 4º ano da unidade, Alice Reis Lima, de 9 anos. O pai contou que a estudante está entusiasmada com a entrega do equipamento e promete se dedicar ainda mais aos estudos com o apoio do aparelho. “Além de permitir maior interação com os professores, tem um programa exclusivo para ela estudar com mais qualidade”.
Jornalista: Aina Soledad
Foto: Lucas Lins
24/09/2021
SUPCOM PMLF – Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
www.laurodefreitas.ba.gov.br
TEL.: (71) 3288-8371
Isabela Rocha – Coordenadora de Jornalismo
Mara Campos – Superintendente de Comunicação