O processo de escolha dos novos integrantes do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas para o exercício 2020-2023, realizado neste domingo (6), no Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, movimentou a cidade e superou as expectativas de público: 4.777 eleitores participaram da votação.
Foram eleitos Cleiton Carlucho, Aldaci Lima, Jocimar Daltro, Luanda Melo e Eunice Santana, além de dez suplentes. O processo de escolha é organizado pelos Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, com suporte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em todo o país.
Já prevendo um aumento considerável de eleitores diante da grande mobilização dos candidatos, a administração municipal havia solicitado ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) que o processo fosse descentralizado, com urnas nos bairros mais populosos, no entanto, o Tribunal entendeu que não havia necessidade e concentrou a votação em apenas um local.
Durante a eleição, a Prefeitura Municipal disponibilizou guardas municipais para o deslocamento e armazenamento das urnas eletrônicas, além de um efetivo de 80 servidores treinados para atuar no processo eleitoral. As urnas também foram programadas pelo TRE-BA.
Todos os candidatos votados no último domingo (6) passaram pelas seletivas de prova de conhecimentos, redação e avaliação psicossocial. O Conselho Tutelar está vinculado à Chefia de Gabinete da Prefeitura de Lauro de Freitas (GAPRE) e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA.
Funções do Conselho
O Conselho Tutelar foi criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente para atender famílias, aplicar medidas protetivas, fiscalizar entidades de atendimento à criança e adolescente, além de requisitar, encaminhar e providenciar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social e outras necessidades.
Texto: Rodrigo Castro
Fotos: Edgar Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
07/10/2019
71 3288 8371