**
Por Shayana Busson
A vitória maestral de Jerônimo na Bahia acendeu o alerta na minha cidade de Lauro de Freitas quanto às próximas eleições de 2024.
Pois, apesar dos quase 474 mil votos de Jerônimo na frente de Neto em toda Bahia, aqui no município, o representante do Carlismo teve votos expressivos e uma diferença gritante.
Não há como fugir de números, pois eles encurralam, e ponderamos sob interrogações e constatações como: quem representa e representará os quase 69 mil votos de ACM em Lauro de Freitas?
A prefeita Moema Gramacho exerceu um papel fundamental na tentativa de converter 7 mil votos de ACM a frente de Jerônimo no 1º turno, mas além de não conquistar essa conversão, o número em vantagens para Neto triplicou.
Todos os dias foram feitas caminhadas, comícios, carreatas, celebridades políticas foram convidadas: Dilma Roussef, Ivoneide Caetano, Joseildo, Olívia Santana, Lídice, Alice Portugal, mas as urnas traíram.
No cenário local, os representantes explícitos de ACM Neto foram Mirela, Débora Régis, Teobaldo, Mateus, porém, Mirela e Mateus chegaram a ser derrotados nas candidaturas à Câmara Legislativa do 1º turno, portanto, a quê se deve a ascensão de ACM no território governado há 4 gestões pelo PT?
Me preocupa uma tradução simplória em afirmar o brilhante triunfo de Jerônimo e a apertada vitória de Lula, pois é necessário articular estratégias antes, durante e depois dos resultados, entre derrotas e vitórias, sem medo de se regenerar, é “preciso chuva para florir”.
Assim, eu reforço nosso dever em reagir na municipalidade contra o avanço da direita, para ontem, pois a sucessão de Moema depende de toda uma maestria política que envolve a análise do mapa de forças políticas, algumas fiéis, outras temporárias e outras oportunistas mesmo.
É preciso identificá-las, e cessar os sincretismos exagerados de gestões que ora amigas, podem se tornar composições perigosas.
ACM mostrou que está aqui dentro, e como Márcio, vai levar ao caos novamente nossa cidade, portanto, a “guerra fria” teve sua missão e chegou a hora de implodir posições para recontar os pontos trocados.
A missão, é claro, não é só para Moema, é para toda militância da esquerda no município, que deu um show de aliança e compromisso incansável por Jerônimo.
Parabéns guerreiras e guerreiros, agora é “olho no lance”, retomar pequenos e grandes projetos de cultura e arte, expandir formações políticas, reabrir escolas aos sábados com ações mobilizadoras, estruturar nosso esporte, enfim, sacudir a cena para retomar o legado singular do PT em defesa da nossa Lauro de Freitas.
Lembremos que Moema terá todos os caminhos abertos, União e Estado, a faca e o queijo, considerando os quase 40 mil votos de Lula a frente de Bozo em Lauro de Freitas, ainda tenho muita esperança de conseguirmos desidratadar a direita no nosso município.