PARABÉNS LAURO DE FREITAS.
Localizada no Litoral Norte da Bahia, Lauro de Freitas possui aproximadamente hoje 200 mil habitantes.
Contam os livros de história que no século XI a região era habitada por povos indígenas tupis que vieram da Amazônia e teriam expulsados os tapuias que habitavam a região anteriormente. No século XVI quando da chegada dos portugueses viviam na região os povos tupis e tupinambás, sendo que Tomé de Sousa concedeu em 1552 a Garcia d’Ávila vários lotes de terra na região.
Dados ainda não oficiais, contam que a influência da cultura africana na região veio do fato da cidade ser localizada próximo ao mar, o que favorecia a escoação da produção de cana de açúcar sendo ali instalados engenhos com mão de obra de escravos negros advindos da África, o que explica a existência ainda hoje na região de famílias descendentes de pessoas escravizadas que guardam costumes e culturas africanas, entre elas o quilombo Quingoma com mais de 3mil habitantes.
A historiografia mostra que Lauro de Freitas pertenceu a Salvador até 1880 quando passou a ser distrito de Montenegro, atual cidade de Camaçari, retornado a Salvador em 1932, e finalmente em 31 de julho de 1962 a cidade teve a sua emancipação, de modo que hoje completa 58 anos de condição de munício autônomo e integrante da região metropolitana.
A data ainda carece de maior divulgação, uma vez que há também a data do dia 15 de janeiro, que se refere ao feriado católico do padroeiro da cidade: Santo Amaro de Ipitanga, uma vez que em 1758 por influência das missões jesuítas na região, a cidade teve o nome de freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, advindo daí o padroeiro.
Com uma cobertura vegetal da orla marítima com coqueirais, Lauro de Freitas possui cerca de 6km de litoral banhando pelo Oceano Atlântico, o que lhe propicia a existência de lindas praias como Buraquinho, Ipitanga e Vilas do Atlântico, este último um dos bairros mais conhecidos da cidade com condomínios de alto padrão econômico e social, com clubes de hipismo, diversos shoppings, bares, restaurantes e escolas de alto nível.
Lauro é um dos municípios mais industrializados do estado da Bahia, inclusive nela tendo sido construído o Aeródromo Santo Amaro de Ipitanga, que foi o antecessor do Aeroporto de Ipitanga, posteriormente nominado de Dois de Julho, e atualmente Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães.
A polêmica sobre o Aeroporto teve fim quando a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) concluiu a mediação entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas para definir a nova delimitação territoriais e os municípios fizeram um acordo onde o Aeroporto e toda a Base Aérea serem definidos como território da capital baiana como noticiado pela grande imprensa.
E é de Lauro de Freitas que vem o Tricolor de Itinga Esporte Clube, um dos maiores times de futebol amador e dos mais conhecidos da região e de Salvador, sendo decorrente da Associação Desportiva Cultural Comunitária Caranguejo, raízes históricas que explica toda preocupação social do time, que vive para além do futebol, gerando bem estar e desenvolvimento das pessoas.
A família Tricolor de Itinga parabeniza Lauro de Freitas por seus 58 anos de emancipação.
tricoloritinga #adecca #cadinhocaranguejo
Texto: Prof. Marcelo Pinto.
Diretor do Centro de Estudos dos Povos Afro-índio Americanos. (CEPAIA/UNEB)
Mestre em Direito (UFBA) e Prof. de Direito da UNEB.
Presidente do Real Sussuarana Futebol Clube. @cadinhocaranguejo @tricolor.itinga