O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX.[9] A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O Carnaval do Brasil é uma parte importante da cultura brasileira. É às vezes referida pelos brasileiros como o “Maior Espetáculo na Terra”.
O Carnaval de Lauro de Freitas tem grandes celebrações carnavalescas, incluindo o axé, uma música típica do Estado da Bahia. Um caminhão com alto-falantes gigantes e uma plataforma, onde os músicos tocam canções de gêneros locais como axé, samba-reggae e arrocha, percorre a cidade com uma multidão seguindo enquanto dançam e cantam.
Toda a fé do baiano manifesta-se nas sucessivas festas populares, que vão desde as comemorações dos orixás do candomblé, até as festas da religião católica. No entanto, o mais alto ponto festivo da Bahia é o Carnaval. Um delírio de gente que se estende por sete dias, e que torna a cidade num mar de foliões fantasiados. A Baía de Todos os Santos traduz-se em fascínio e magnetismo. Um lugar paradisíaco que oferece um sem número opções a todos aqueles que escolhem este local como destino.
Ainda nos dias atuais há casos de intolerância religiosa no Brasil. Mesmo sabendo que o nosso povo é formado por uma miscigenação de cultura, povos e religiões atualmente existem casos de preconceito referentes a crenças de um grupo de pessoas sobre a divindade que adoram.
O Brasil sendo um Estado que não tem relação entre sua política e religião (laico) possibilita que seu povo tenha a religião de sua escolha, mas a algum tempo sabe-se de casos de descriminalização, mesmo que na maioria dos casos sejam de formas sutis acabam afetando a vida das vítimas expondo as a situações humilhantes.
E ainda, há pessoas e grupos religiosos que se conflitam promovendo uma rixa entre os povos, ironicamente totalmente ao contrário que as religiões ensinam que é a união entre as pessoas. E ainda existem casos de fanáticos que acabam causando atrocidades em nome de suas crenças, mesmo sabendo que isto é anticonstitucional.
Buscando promover a paz, a Associação Cultural e Carnavalesca do Centro de Lauro de Freitas traz como tema para o Carnaval de 2019: Lauro de Freitas, Carnaval de Todos os Santos, por entender e difundir que em nossa cidade não há espaço para preconceito e discriminação de nenhum tipo.
O carnaval de rua de Lauro de Freitas, traz para a festa de 2019, uma homenagem à nossa cultura, aos Orixás e ao Povo de Santo.