O curioso é que Kanário só canta quando ele tá blindado pela maloca, mas na Câmara é um deserto de silêncio. Nem Rui Costa e muito menos Neto tem que se meter, ele o cantor Pássaro que tem de cair na real, respeitar a Câmara e se respeitar.
Ele se relaciona com esses jovens para se promover nesse momento, para dizer que é de Verdade, ele na verdade possui uma voz interessante mas é uma pessoa com pouca cultura, o que reflete também suas intervenções. A quem interessa além dele mesmo para dizer que é o pica da galáxias , estimular uma atitude supostamente violenta da maloca no carnaval.
Em ruas estreitas como as nossas, por outro lado, temos um enorme contingente de Policiais que vêm de outras praças, cansados, estressados e ainda se deparando com essa massa humana de jovens enlouquecidos, os PMs já entravam tensos na tal da pipoca e tome-lhes pipocos. Claro, não pactuo da violência, diante da situação estimulada por Kanário, que sofre mais são os seus fãs, que apanharam, esse tema é controverso porque dizem se a PM não pipocar é pipocada, nem consegue abrir espaço.
É sempre tenso isso tudo, mas sabedor dessa situação, utilizado do respeito que a maioria dos artistas tem em relação aos seus fãs, o cuidado atenção, porque ele não muda, afinal também ele é vereador da primeira Câmara Legislativa do Brasil, na cidade do Salvador. Ele deveria respeitar isso, respeitar os seus colegas que respeita o povo seguindo o regimento e o decoro que o cargo exige.
Tinha necessidade de ele tá brincando com arma de plástico em cima do trio, dizendo palavras com mensagem subliminar que estimula no interlocutor a uma ação imediata. “Tá ligado que eu sou barril” e “Kanário tá na pista”, sai da frente, para que isso embalado ao som dos tambores?! Eu vi os videos, mas eu percebo que é irresponsabilidade desse artista e o que ele faz reflete a falta de respeito que ele tem com o seu público convidando-os para receber pipoco da Polícia na Rua.
Infelizmente, quem tem de mudar é Kanário! E mudar começado respeitar o seu público. Deixar esse baratino de que é de Verdade! Verdade é a grana no bolso! A verba de gabinete que ele recebe que entra todo mês isso é verdade sim. A maloca pede socorro, as facções ficam matando uns aos outros, matando os nosso jovens negros, os Nem Nem ( Não trabalha e não estuda). Ele não é o príncipe do Guetho, porque não manda parar com o extermínio, como aconteceu em outras cidades da RMS, ele não se empenha nisso porque deve ser surdo e os supostos muros altos de sua casa, o som do mar, das ondas, não permitem que ele escute o grito da maloca, no carnaval a maloca sai pra rua pra se divertir e também,… enfim. Ladislau meu bem! Kanário no trio é um e na Câmara onde ele deveria representar a maloca, é só close, tinta de cabelo, e óculos escuros. Quem tem de discutir sua pipoca é ele! Ele tem de deixar de ser irresponsável de chamar a maloca para rua para receber pipocada.
Na condição de vereador eleito, ele tem a responsabilidade constitucional de cuidar das pessoas e em especial quem se identifica com ele. Ele tem dever de ser pacifico, de ser um pacificador diante de uma situação que pode gerar conflito, mas ele joga gasolina, porque ele é barril dobrado.
Esse debate aberto, franco, solidário, inclusivo sobre questão de drogas é ele quem deveria fazer, porque a maloca fuma maconha e é presa por tá com um baseado na mão, na calça ou sei lá onde. Se não for preso o policial manda comer, dar umas porradas e libera, mas humilha, constrange. Os jovens não estudam, não trabalham por não ter estudo, mas vivem no dilema entre o ter, o querer e o poder, e fumam maconha o dia todo. Entretanto, pela fama pregressa dele, ele deveria sim, fazer esse debate no âmbito do legislativo municipal, abrir isso com a sociedade e a cidade, eu não só posso imaginar, mas conheço tantas tragédias, gastos financeiros exorbitantes, por essa situação de dependência a outras drogas. Mas porque ele não faz esse debate?! Por não ter propriedade intelectual para fazer o debate ou por medo de perder votos?! Mas quem votou nele afinal?! Não foi minha Tia que é da Igreja Internacional da Graça e mora em Cosme de Farias!
Albergaria, aquele homem gênio, me pediu uma vez se eu tinha conhecimento de um medicamento chamado Canabiserol, a base de maconha, parece que vende nos USA, e ele queria saber isso. Ele tinha uma mente brilhante e o corpo entrevado! Como Albergaria não tinha medo,ele foi para o céu mais cedo. Enquanto o cantor Pássaro, fica com pose de celebridade nas sessões da Câmara.
Ladislau, os nossos jovens em situação mais critica de dependência, seguem para instituições de tendência evangélica quais não se conhecem os métodos de tratamento dessas pessoas. Se existe algum vereador que deveria fazer esse debate seria o vereador Pássaro. Mas não faz por quê?! Kanário é baratino puro, fica nessa onda falando que é sério, que é artista de verdade mano, mas você não é vacilão e sabe quem são os artistas de verdade que falam da maloca nas suas músicas, fala de sobrevivência, luta, conquistas, perdas, cadeia, cana, policia, ladrão, família, mina, amor, sexo. Então, fica a dica, inclusive eu estou sendo generoso escrevendo, tudo isso a ele, o que não merece ouvir porque não vai entender mesmo e também porque é melhor não arriscar. A estupidez é tão estapafúrdia que ele apresenta uma suposta dificuldade de interpretação das responsabilidades em relação ao Carnaval, que é Carnaval de Salvador, da cidade do Salvador, quem organiza é a Prefeitura do Salvador e a Saltur. E que essa agenda negativa em relação a festa do carnaval, provocada por ele contribui para reduzir o fluxo turístico de Salvador como destino, enfraquecendo todo um trabalho árduo desenvolvido pela própria prefeitura para atrair visitantes e ativar as cadeias econômicas e produtivas associadas a festa, ele só ajuda enfraquecer esse trabalho com esse debate intenso nas mídias sociais, e o pior ainda é que desconhece as chancelas do patrocínio mesmo que seja apenas como organizador da festa, mas coloca o prefeito municipal e a gestão, o órgão de turismo em situação de constrangimento.
São Paulo teve 4 milhões de visitantes no carnaval, eles esperam para o próximo ano no carnaval a capital paulista espera e se prepara para receber 14 milhões de visitantes que deixarão na cidade cerca de 700 milhões em consumo de shopping, restaurantes,entretenimento, vestuário, perfumaria, transporte, táxi. É bonito então um vereador cantor vacilão ficar jogando no ralo e na lata do lixo, desconsiderando todo um trabalho intelectual, esforço realizado pela Prefeitura, pelo Prefeito ACM Neto quando pegou o avião com a Saltur e foi a São Paulo ano passado lançar o naquela capital o calendário das festas da cidade para atrair turistas, na condição de vereador Kanário deveria ir para a Comissão de Ética da Câmara Municipal do Salvador, por falta de decoro parlamentar.
Nem vou entrar nos esforços da Bahiatursa, Setur e Governo do Estado para fazer uma festa pacifica e diversificada, ele aprontou tanto a ponto do coronel Anselmo chama-lo na imprensa de “marginal” apesar da patente, o coronel é uma autoridade que dialoga com os movimentos sociais e com a sociedade não é uma autoritário.
MARCELEZZA CERQUEIRA, fuliã, AINDA.