O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) atendeu a reclamação do jurídico da coligação Mais Trabalho por Toda a Bahia, do candidato à reeleição Rui Costa, e proibiu a veiculação de um vídeo da campanha do DEM, levado ao ar pelos partidos de oposição. A propaganda julgada irregular disseminava ofensas contra os candidatos a senador, Jaques Wagner (PT), e a governador, Rui Costa (PT), de acordo com a assessoria do ex-governador baiano.
“Quem tem argumentos não precisa de xingamentos, de ofensas”, comentou Wagner durante atividade de campanha no município de Esplanada, na manhã deste sábado (1º). A condenação à coligação liderada pelo DEM foi determinada pela juíza auxiliar de propaganda eleitoral, Carmem Lúcia Santos Pinheiro.
A magistrada enxergou atitude ofensiva que extrapola o limite permitido pela legislação eleitoral. “Verifica-se a configuração de propaganda que degrada as imagens dos candidatos adversários [Wagner e Rui Costa]”, concluiu.
A contestação ao vídeo retirado do ar foi assinada pelo advogado Pedro Scavuzzi: “Seguiremos vigilantes e acionando a Justiça Eleitoral sempre que necessário. O processo eleitoral deve transcorrer de forma livre e dentro da legalidade”.