A pré-candidata a prefeita e vice-prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), apresenta propostas para a cultura da região. Ela criou um projeto intitulado ‘Plano Gestor Cultural’, para servir como campo de ideias práticas, teóricas, filosóficas, e como norte para a gestão da cultura municipal de Morro do Chapéu.
“Vejo a cultura como a melhor forma de manter, praticar e construir valores com os fazeres artísticos, costumes, simbologias além de ser sustentáveis na garantia identitária. A cultura é produto atrativo para o turismo mostrando sua diversidade, desde as apresentações corporais, plásticas, gastronômicas e ambientais. Fazendo um fluxo diversificado na atração de renda e geração de empregos através das artes e costumes”, disse.
No projeto, Juliana Araújo traçou metas de curto, médio e longo prazo no âmbito cultural. Serão contempladas a arte e educação; artes tradicionais; patrimônios culturais; editais culturais do município; políticas de mercado cultural; fortalecimento dos espaços culturais na sede e no interior e cursos de formação nas diversas áreas artísticas.
“Nosso objetivo maior é valorizar os artistas locais. Vamos resgatar as festas tradicionais religiosas como o Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora da Graça, a padroeira da cidade. Mas também não podemos esquecer Do dia do Evangélico, dia 23 de outubro, onde pretendemos apoiar um grande festival da música gospel”, frisou.
Juliana Araújo afirmou que a cultura vai estimular o resgate da história de Morro do Chapéu.
“Queremos fazer um cinema itinerante, teatro itinerante nos bairros e povoados, resgatar o festival de fanfarras, e nas escolas colocar aulas de fanfarras para os alunos aprenderem algum instrumento”, disse.