Em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) de Lauro de Freitas está intensificando, até o final do mês, as ações de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais. Durante a campanha Julho Amarelo, além dos Postos de Saúde da Família, uma unidade móvel está a cada dia em locais estratégicos realizando testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos e vacinação contra hepatite B.
De acordo com o coordenador do Programa Municipal IST/HIVAIDS e Hepatites Virais da Sesa, Franklin Silva, nos últimos cinco anos o município registrou quatro casos de hepatite A, 62 pessoas com Hepatite B e 97 com Hepatite C. “Atualmente temos 55 pacientes com hepatite B e 95 com o tipo C da doença. Somente em 2019, foram cadastrados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) 15 casos de Hepatite C com a faixa etária de 27 anos a 74 anos, e três casos de Hepatite B”, informou com base nos dados que estão disponíveis no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).
AÇÕES ITINERANTES COMEÇAM DIA 25 – Nesta quinta-feira (25), a ação itinerante do Julho Amarelo estará na rotatória ao lado do supermercado Maxxi Atacado, das 9h às 16h. Na sexta-feira (26), será a vez da ACCABEM localizada na R. Prof. Theócrito Batista no Quintas do Picuaia, a receber a visita da unidade móvel das 9h às 16h. No sábado (27), a programação acontece das 8h às 13h na escola Rotary de Quingoma e no domingo (28), a ação será realizada nas praias de Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho das 9h às 15h. A estratégia de mobilização para alcançar o maior número de pessoas conta com o apoio da Associação Rotary Club.
A culminância da programação do Julho Amarelo acontecerá na próxima segunda-feira (29), na Praça Martiniano Maia, no Centro. A partir das 9h serão realizados testes rápidos, distribuição de preservativos femininos e masculinos e orientações. O evento se estenderá durante o dia e às 16h haverá um Bate Papo com o tema “Reprocessamento: técnica de limpeza, medidas de precaução, biossegurança e prevenção”.
SINTOMAS – Ainda que silenciosa, a hepatite pode apresentar sintomas como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas e urina escura.
PREVENÇÃO – Algumas medidas simples podem evitar a doença: lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos antes do consumo; sempre usar preservativos nas relações sexuais; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, entre outros hábitos de higiene padrão.
DIAGNÓSTICO – O diagnóstico da doença é feito através de teste rápido e/ou sorologia. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece esses testes para diagnóstico das hepatites B e C, e caso necessário, disponibiliza tratamentos para a doença. Ambos os serviços são gratuitos.
O teste rápido é uma forma simples e acessível de diagnosticar a doença e é feito por meio de punção digital. O resultado fica pronto em no máximo 30 minutos.
Jornalista Giovanna Reyner
ASCOM/PMLF
23/07/2019
Tel.: 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br