No próximo dia 02 de Setembro de 2018 a Rede Jovem de Candomblé, Orooni, realizará na cidade de Lauro de Freitas a sua 12ª edição, com o tema: Orooni Oxum.
Orooni é uma organização política composta de jovens adeptos do candomblé, criada em junho 2013 com o propósito de fomentar lideranças juvenis para o enfrentamento ao racismo, ódio religioso e que luta pela garantia da livre expressão da fé?
Os encontros do Orooni são periódicos e seguem a ordem cronológica do Xirê, constituindo-se em fóruns de debates e troca de conhecimento, que interage o saber ancestral com os fatos sócio-político-culturais do cotidiano, na perspectiva de fazer leituras atualizadas e proposições de ações e políticas que dialoguem com o desenvolvimento das comunidades tradicionais e povos de terreiros.
Em sua 12ª edição o Orooni trará como eixo das discussões o Orixá Oxum, a dona das águas doces e senhora dos rios, num seminário temático de formação com um importante debate acerca do racismo ambiental.
A partir de uma leitura antropológica a cerca divindade Oxum, a Ebomy Vanda Machado França, fará uma análise da íntima relação que os povos de matriz africana estabelecem com os rios e a importância desses para a manutenção da vida, afirmação da cultura e da religião.
Já numa perspectiva mais contemporânea a Coordenadora do Inema, (Instituto de Meio Ambiente), Márcia Telles, trará uma síntese dos principais desafios e serem enfrentados pela s novas gerações e elencará as iniciativas vitoriosas e ações que vem ajudando na preservação dos rios e mananciais assim como provocarão o público a refletir novas estratégias de luta e combate ao racismo ambiental.
A preservação dos rios e a manutenção de águas e mananciais hídricos é fundamental para a continuidade da religião de matriz africana, por isso o Orooni entende a necessidade de conscientização e formação dos herdeiros dessa tradição.