Ele não sabia o que é Uber, ele não tinha como investir, mas ele tinha a empolgação de criar um aplicativo inovador
Um menino do interior da Bahia, que nunca tinha ouvido falar sobre Uber ou 99 Táxi, superou todas as expectivas quando criou um aplicativo milionário, que hoje alcança todo o Brasil e atende marcas como Drogasil, Subway e Pague Menos.
Filipe Martins, hoje com 28 anos, veio de Brumado, onde não havia a tecnologia do delivery ou aplicativos de transporte. Sem oportunidades para criar o próprio negócio e trabalhando na oficina do pai para ajudar a família, ele seguiu encantado com a ideia de usar a inovação para resolver um problema.
Como achar profissionais que embarquem nesta?
Foi então que, em 2016, o garoto ouviu falar sobre Uber e outros negócios, e teve o seu insight. Martins não desistiu, mesmo sem ter mão de obra ou suporte. Ele foi atrás de pessoas de vários locais do país e convenceu a todos, com os seus discursos impecáveis, a ajudarem no seu projeto: desenvolver um app de transporte de pessoas por moto e de delivery com taxas mais baixas para a marca e para o público.
“Foi difícil encontrar programadores e convencê-los a embarcar no sonho, mas consegui encontrar um profissional em Vitória da Conquista, cidade próxima à Brumado”, afirma o hoje empresário, que fez questão de incluir muitos profissionais dos interiores nordestinos nos seus planos. “Quando valorizamos o que já está ao nosso redor, podemos encontrar grandes tesouros e um melhor caminho”, indica.
O presencial sempre faz o digital acontecer:
Após anos juntando cada centavo para investir na sua aspiração, Filipe conseguiu lançar o aplicativo Giross em 2018. Mas ele não imaginava que hoje estaria em mais de 180 cidades do Brasil, com grandes marcas parceiras e com um lucro de mais de R$ 4 milhões por semestre.
Continuar inovando até hoje foi a chave do sucesso:
A primeira versão foi lançada em setembro de 2018, oferecendo primeiramente o serviço de transporte de pessoas por motocicletas. Três meses depois que o aplicativo foi lançado, o ele já começou a expandir para cidades próximas. No meio de 2019, Martins decidiu também oferecer o serviço de delivery para empresas. Ele não sabia na época, mas a estratégia seria fundamental para que a empresa continuasse operando durante a pandemia do coronavírus.
“Ninguém estava saindo de casa, então não tínhamos passageiros e a única esperança era o delivery. Focamos totalmente nas empresas”, diz Martins. “Muitas delas estavam desesperadas sem poder fazer entregas, e nós pudemos ajudar com a logística. Essa oportunidade nos fez crescer muito”, explica.
Para se manter em crescimento até os tempos atuais, Martins conta que segue gerando novidades: “Nós sempre buscamos inovar, principalmente no quesito de segurança, então passamos a incluir o seguro para as marcas e para os colaboradores, além de score para os motoboys e motogirls”, exclama.
O aplicativo Giross segue em expansão constante e o menino do interior se tornou referência no Brasil, sendo indicado em rankings de empreendedores em todo o país. “Foram os discursos empolgados e o networking que fui criando que me levaram longe”, conclui o sonhador.