O governador eleito e diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na manhã desta quinta-feira (22) que o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Antônio Maia Gonçalves, vai seguir no cargo em seu governo. Membro da Comissão Executiva Estadual do Partido Verde (PV), Maia está no comando da Seap desde abril de 2022.
José Gonçalves já atuou como profissional liberal nos tribunais estaduais, nos tribunais regionais federais, nos tribunais superiores (STJ e TST) e no Conselho Nacional de Justiça. O secretário também é ligado ao MDB, assim como a futura secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Larissa Gomes.
“A política de administração penitenciária ela visa, como fim supremo, a ressocialização do indivíduo. Daí o governador tem falado tanto desse poder de ser humanitário no tratamento, para que nós possamos trazer de volta aquele que errou. O poder do estado é muito grande, ele prende, processa, condena e executa a pena. A responsabilidade é muito grande porque se trata da reinclusão de todos esses errantes à sociedade. Por isso nós voltaremos o nosso trabalho exatamente para essa vertente”, disse o secretário.