A jornalista Flávia Vasconcelos relança o livro-reportagem Antônimos reúne perfis de artistas e empreendedores anônimos baianos, com foco em moradores de bairros estigmatizados de Salvador
A jornalista Flavia Vasconcelos estará em Lauro de Freitas, no dia 19 de novembro, sábado, a partir das 9h, para participar do 1º Encontro de Literatura, Artes e Cultura (ELAC), onde fará o relançamento do livro-reportagem Antônimos – Narrativas de vida e arte. Na ocasião, a autora falará sobre o processo de escrita do seu primeiro livro, além do tema abordado, que traz à tona a valorização dos artistas baianos que estão à parte dos holofotes. As técnicas do Jornalismo Literário utilizadas na escrita, também serão abordadas.
Antônimos – Narrativas de vida e arte reúne uma seleção de 18 perfis de artistas e empreendedores baianos publicados na coluna Gente é pra brilhar, do site jornalístico À Queima Roupa, entre 2009 e 2011.
A coluna foi criada com a missão de colaborar para desmanchar o estereótipo de criminoso imposto às pessoas que moram em bairros de Salvador, tidos como violentos, tornando público o trabalho de artistas, moradores destes bairros. Porém, ao longo do processo de apuração, foram descobertos artistas que não moravam em locais estigmatizados, porém mereciam ter seus trabalhos destacados. E o leque se abriu.
Todos eles acabaram se tornando diferentes do que a realidade ditava, por consequência, unicamente, do esforço pessoal e da crença em si mesmo. Eles são o contrário. Eles são os Antônimos.
Flavia Vasconcelos – Baiana, graduada em jornalismo, e especializada em Jornalismo Literário, pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), em São Paulo. Atua na área de jornalismo cultural no seu Estado desde o período da faculdade, dando prioridade à cultura popular e às expressões artísticas que dão voz aos bairros e a periferia.
Serviço:
O quê: Lançamento do livro Antônimos – Narrativas de vida e arte no 1º ELAC
Onde: Área de eventos do Restaurante D’Meg.Rua Gerino de Souza Filho, 222. Lauro de Freitas
Quando: 19 de novembro, a partir das 9h
Entrada: Gratuita
Páginas: 96. Valor: R$ 35