Os desafios da educação em Lauro de Freitas foram destacados em toda a programação da Jornada Pedagógica 2018, encerrada com atividades nas unidades escolares nesta quarta-feira (7), primeiro dia do ano letivo. Com o tema “Por uma educação socialmente igual, humanamente diversa em uma Cidade Educadora” a Jornada foi aberta na segunda-feira, e seguiu com mesas de interesses e oficinas nesta terça, na escola Municipal 2 de Julho.
Este ano, a atividade adotou um novo modelo e foi um momento inovador para a educação de Lauro de Freitas, enfatizou o secretário de Educação Paulo Gabriel Nacif. “Ver a escola 2 de Julho tomada por trabalhadores discutindo a educação é muito gratificante. Este é um momento feliz”.
Com a temática de Desafios e Possibilidades para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas, a professora Maria do Socorro Aquino trouxe a experiência de metodologias que deram certo no Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João onde é gestora. “Numa escola pública onde na maioria das vezes os alunos são invisíveis ou vistos pelos defeitos é necessário observar a diversidade da aprendizagem e a partir daí promover a inclusão. Dentro da minha realidade de uma mãe lavadeira se não fosse uma professora para me inspirar eu não estaria aqui hoje”.
Para o educador e sociólogo Miguel Arroyo a garantia da qualidade do ensino público depende também da formação continuada dos docentes. Trabalhando a construção da Univerão 2019 envolvendo a Educação Básica, Arroyo ressaltou a importância da formação dos profissionais durante o ano letivo como estímulo para participação na Universidade de Verão.
“É necessário fazer um levantamento das práticas mais fortes da escola para, a partir desse ponto, determinar as temáticas que serão trabalhadas na Univerão. E além disso é necessário que a cultura seja valorizadas nos espaços de educação onde atualmente não há um tempo direcionado para esta prática”.
Vice-diretora da Escola Municipal Itamar Oliveira, no Aracui, Adriana Rios destacou a importância da Jornada Pedagógica no aperfeiçoamento da educação municipal. “A Jornada traz uma visão que valoriza a parceria e o trabalho em equipe. Mostra a necessidade da descentralização das informações e decisões entendendo que nas escolas existe um grupo de educadores que precisam ter uma participação ativa na construção da gestão e do cotidiano das escolas”.
Nesta quarta-feira as instituições desenvolveram atividades para o planejamento de cada escola levando em consideração a especificidade da unidade. Nas escolas o planejamento é feito em dois momentos, um com a participação dos alunos e outro entre os educadores, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Integral da SEMED Nadjena Miranda. “A mudança da educação vai além da parceria entre a gestão municipal e a gestão escolar. A mudança vem dando voz aos alunos e descobrindo as modificações que a educação pode fazer na vida de cada um”, finalizou.