A Jornada Pedagógica é o evento inaugural do ano letivo. É o momento em que os profissionais da educação de Lauro de Freitas partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo.
O tema escolhido – Lauro de Freitas: Cidade Educadora é um convite para a comunidade escolar refletir sobre como podemos contribuir para a construção desse território educativo nos diferentes espaços da nossa cidade.
A Jornada Pedagógica de Lauro de Freitas acontecerá nos dias 03 de fevereiro, com uma aula inaugural proferida pela Professora Macaé Evaristo, Secretária de Educação de Minas Gerais e nos dias 06 e 07 de fevereiro com atividades nas escolas municipais. A aula inaugural da Secretária Macaé Evaristo ocorrerá as 8:30 h., no Centro de Panamericano de Judô, na Praia de Ipitanga.
As cidades devem estimular e reforçar a aprendizagem e podem fazer isso em praças, igrejas, parques, escolas, ruas, estações de metrô, jardins, espaços públicos.
As práticas que educam e a leitura abrem a discussão entre o coletivo da unidade escolar na Jornada Pedagógica e devem ser consideradas ao longo do ano letivo para a garantia do direito de aprender dos nossos estudantes. Em Lauro de Freitas, ela marca o momento que reúne as autoridades municipais e os profissionais de Educação que se apresentam às comunidades para anunciar as principais ideias norteadoras do projeto político pedagógico que deverá ser implementado na rede pública de ensino ao longo do ano.
O reconhecimento de que as cidades contém os espaços amplos de interação social, que permitem inúmeras possibilidades educativas, constitui o ponto de partida para o Projeto Pedagógico que marca a terceira gestão da Prefeita Moema Gramacho e que se define como uma nova concepção de Educação.
Uma cidade educadora preconiza a participação de toda sociedade, que valoriza e amplia o conceito de escola como lugar para além dos seus muros, mas extensivo aos territórios onde vivem seus cidadãos, acolhendo-os, integrando-os e tranformando-os.