Aconteceu na manhã desta sexta feira, no centro Panamericano
de Judô em Ipitanga, o evento que abre o ano letivo do Sistema Municipal de Educação.
Prefeita, Secretário (da pasta e outros), vereadores,
professores e demais trabalhadores em educação, imprensa (blogs), outras
pessoas (interessadas no tema ou buscando ocasião de ver e falar com as
autoridades municipais).
professores e demais trabalhadores em educação, imprensa (blogs), outras
pessoas (interessadas no tema ou buscando ocasião de ver e falar com as
autoridades municipais).
Muita gente, muito calor também! O que, entretanto, não foi
fato diminuidor da expectativa do primeiro evento público, educacional, do novo
governo Moema Gramacho.
fato diminuidor da expectativa do primeiro evento público, educacional, do novo
governo Moema Gramacho.
Novo governo sim, outra realidade muito diferente que há de
quatro anos atrás! Novos atores, outros desafios num cenário mais adverso com
uma perspectiva econômica recessiva.
quatro anos atrás! Novos atores, outros desafios num cenário mais adverso com
uma perspectiva econômica recessiva.
Todavia nem tudo é novo…, e é salutar no serviço público a
ideia de continuidade, sem continuísmo, e nesse sentindo, conhecidos nomes
foram mantidos ou trazidos de volta para dar corpo ao fazer educacional.
ideia de continuidade, sem continuísmo, e nesse sentindo, conhecidos nomes
foram mantidos ou trazidos de volta para dar corpo ao fazer educacional.
O novo governo propõe a concepção da CIDADE EDUCADORA, e é
precisamente sobre este tema que me animo a escrever este texto!
precisamente sobre este tema que me animo a escrever este texto!
Na segunda feira dia 30/01/2017, pela manhã, o Secretário
municipal de Educação Prf. Paulo Gabriel Nacif esteve na casa dos conselhos da
Educação, em reunião com os presidentes do Cae, Fundeb e Cme, na qual, para
além de conhecer as instalações e condições de atuação desses órgãos (órgãos de
fiscalização e controle externo à gestão), veio não somente apresentar-se, mas
principalmente em busca de uma sinergia, na ação conjunta em prol da qualidade
na oferta do serviço público de Educação.
municipal de Educação Prf. Paulo Gabriel Nacif esteve na casa dos conselhos da
Educação, em reunião com os presidentes do Cae, Fundeb e Cme, na qual, para
além de conhecer as instalações e condições de atuação desses órgãos (órgãos de
fiscalização e controle externo à gestão), veio não somente apresentar-se, mas
principalmente em busca de uma sinergia, na ação conjunta em prol da qualidade
na oferta do serviço público de Educação.
Nesta reunião, tomamos conhecimento do conceito da CIDADE
EDUCADORA e do pensar da gestão sobre a forma, a metodologia e concretude desta
proposta!
EDUCADORA e do pensar da gestão sobre a forma, a metodologia e concretude desta
proposta!
Particularmente, como entusiasta que sou quando o assunto é
Educação, me sentir renovado com a perspectiva de avançar, marcando
positivamente esta relevante área, em qualquer governo. O Secretário e sua
equipe, que esteve nesta reunião, deixou a melhor das impressões! Primeiro pelo
fato de reconhecer, acionar e abrir o diálogo com os conselhos, segundo pelo
fator qualitativo/técnico do Secretário e sua experiência em gestão da
Educação. (abro parênteses para destacar o acerto da srª Prefeita Moema na
escolha do Secretário e pontuar que este princípio de relação do governo com os
conselhos, é o desejável, e foi questão colocada em debate de campanha,
praticada agora em conformidade com a resposta da então candidata, Moema
Gramacho). Palavra dita, Palavra cumprida!
Educação, me sentir renovado com a perspectiva de avançar, marcando
positivamente esta relevante área, em qualquer governo. O Secretário e sua
equipe, que esteve nesta reunião, deixou a melhor das impressões! Primeiro pelo
fato de reconhecer, acionar e abrir o diálogo com os conselhos, segundo pelo
fator qualitativo/técnico do Secretário e sua experiência em gestão da
Educação. (abro parênteses para destacar o acerto da srª Prefeita Moema na
escolha do Secretário e pontuar que este princípio de relação do governo com os
conselhos, é o desejável, e foi questão colocada em debate de campanha,
praticada agora em conformidade com a resposta da então candidata, Moema
Gramacho). Palavra dita, Palavra cumprida!
Na Jornada de hoje todos os presentes puderam perceber um pouco
do que nós, presidentes dos conselhos da Educação já havíamos percebido, o
destaque, porém vai para a prfª, Secretária de Educação das Minas Gerais: Macaé Maria Evaristo, Palestrante do evento,
que com simplicidade, conhecimento e vivência expôs a proposta da CIDADE
EDUCADORA.
do que nós, presidentes dos conselhos da Educação já havíamos percebido, o
destaque, porém vai para a prfª, Secretária de Educação das Minas Gerais: Macaé Maria Evaristo, Palestrante do evento,
que com simplicidade, conhecimento e vivência expôs a proposta da CIDADE
EDUCADORA.
Agora é estender as mãos, arregaçar as mangas, participar,
acompanhar e cobrar resultados! Contribuir com o processo, acreditando que é
possível, torcendo pelo êxito.
acompanhar e cobrar resultados! Contribuir com o processo, acreditando que é
possível, torcendo pelo êxito.
Em resumo; A Educação é Dever do Estado e Direito do Povo. Ela
já foi elitista, proibida por decretos (Século 19) aos escravos, depois aos
filhos do “Ventre Livre” até aos 14 anos de idade, sectária pra segregar
Brasileiros! Precisa ser emancipatória, de qualidade (para tod@s), libertária
(capaz de tornar o educando protagonista de sua própria história de vida).
Frases da Jornada e da CIDADE EDUCADORA:
já foi elitista, proibida por decretos (Século 19) aos escravos, depois aos
filhos do “Ventre Livre” até aos 14 anos de idade, sectária pra segregar
Brasileiros! Precisa ser emancipatória, de qualidade (para tod@s), libertária
(capaz de tornar o educando protagonista de sua própria história de vida).
Frases da Jornada e da CIDADE EDUCADORA:
“… A Luta é para resgatar o Direito a Educação
Pública…”
Pública…”
“Pensar Educação é pensar em tempos de vida, infância e
juventude, infâncias quebradas”!
juventude, infâncias quebradas”!
“Pensar o sujeito das
escolas em suas diferentes realidades, respeitando as diferenças…”.
escolas em suas diferentes realidades, respeitando as diferenças…”.
“Devolver as ruas às crianças… as crianças alegram as ruas
e vice-versa…”
e vice-versa…”
P / Irundi Andrade