Deputado federal Jorge Solla visita Martagão Gesteira e reafirma emenda da bancada baiana para hospitais filantrópicos
O deputado federal Jorge Solla visitou, na manhã desta sexta-feira, o Hospital Martagão Gesteira. Ex-secretário estadual de saúde, Solla reafirmou, na ocasião, a emenda de R$ 3,5 milhões da bancada baiana para hospitais filantrópicos. No caso do Martagão, um dos beneficiados, o valor será investido para construção de um novo centro cirúrgico.
“Conversamos sobre alguns projetos que o Martagão está desenvolvendo na área de transplante de medula óssea, transplante hepático, renal. Estão buscando ampliar a área de bioimagem, implantação de ressonância e outros procedimentos. É um hospital que continua em expansão. Continua em renovação. É muito importante a Bahia ter o Hospital Martagão Gesteira”, destacou o deputado.
Solla lembrou, ainda, do período em que assumiu a Secretaria Estadual de Saúde. “Em 2007, quando entramos na secretaria, encontramos o hospital numa crise talvez das maiores, com uma utilização muito pequena da sua capacidade e, a partir dali, foram feitas parcerias com a secretaria de saúde do estado e, progressivamente, novos serviços foram incorporados e a ampliação do trabalho extrapolou inclusive os marcos do próprio hospital”, acrescentou.
O deputado comentou, também, sobre a emenda para os filantrópicos. “A bancada da Bahia aprovou uma emenda para três hospitais filantrópicos 100% SUS que são o Martagão, o Aristides Maltez, e as Obras Sociais de Irmã Dulce. São os três maiores hospitais filantrópicos do estado 100% SUS. E foi muito bom que a bancada de todos os partidos reconhecesse esses trabalhos e aprovasse essa emenda para o orçamento de 2020. Em março, devem começar as tratativas para viabilizar a liberação desses recursos que com certeza terão um bom uso”, ressaltou.
Para o diretor-presidente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (entidade mantenedora do Martagão Gesteira), Carlos Emanuel Melo, emendas de parlamentares contribuem para que o hospital possam fazer novos investimentos.
“O Hospital tem uma receita de aproximadamente R$ 6 milhões por mês e tem uma despesa 10% acima disto. E como é que a gente administra isso? Através de ações de mobilização social, doações, captação de recurso, emendas parlamentares. Toda esta engrenagem é que faz a gente manter esse hospital funcionando e permite que possamos fazer novos investimentos e expandir nossos serviços de saúde”, ressaltou Melo.
Anderson Sotero
Assessor de Imprensa
Hospital Martagão Gesteira
Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil
71 988525935 / 30323770