Coletiva de Imprensa
A Prefeita Moema Gramacho (PT), reuniu na tarde desta quinta feira 27/12/28, no auditório do restaurante popular, representantes da imprensa local e prestou contas das ações de seu governo nos últimos dois anos, com ênfase nos últimos seis meses.
Enfase nos últimos seis meses, pq, já havia feito um balanço anterior entre abril e junho deste ano. Moema abre a coletiva com uma entrada ao vivo no programa do Uziel Bueno da Band-Bahia e logo em seguida começa a apresentar ao público presente as ações de seu governo realizadas em parceria com o Governo Federal, o Governo Estadual, e as chamadas PPP (parceria público privada) Governo Municipal mais Empresariado. Moema explica que não tem parceria alguma com o Governo Temer (É FORA TEMER) mas que o Governo Federal tem obrigações constitucionais com o Governo Municipal.
Moema escolhe a Pasta do Secretário Vidigal Cafezeiro (Obras) e começa a presentação das ações de seu Governo, antes porém de efetivamente entrar nas ações apresenta uma publicação de 2012 onde se encontra registrado o montante de recursos financeiros capitados por sua gestão passada e deixado em caixa/projetos para o Governo do Dr. a cifra é de $ 315. 000.000,00 e na deixa, explica que precisou correr atrás de muitos desses projetos e recursos agora no seu retorno à prefeitura de Lauro, tendo em vista a não realização/uso dos projetos/recursos pelo governo do Dr.
Moema falou, como de costume, detalhadamente sobre as obras que seu governo vem realizando em cada nível de parceria, de como vem restabelecendo convênios e projetos não executados pelo seu antecessor, a revitalização de espaços e equipamentos públicos a exemplo de praças, parques e academias que ficaram sem manutenção e lamentou ter que investir nesse tipo de ação quando poderia estar construindo novos equipamentos.
Praças, parques, passarelas, conjuntos habitacionais, via metropolitana, hospital regional, maternidade(o Menandro vai virar), calf, postos de saúde, saneamento básico, reformas em residências de munícipes carentes, ruas pavimentadas e com esgotamento, integração entre os transportes municipal, metropolitano e metrô com tarifa única, ônibus elétrico Itinga/Metrô, Jambeiro/Metrô, cobertura de quadras esportivas (Vovó Ciça/Eurides Santana), Centro de iniciação esportiva em Areia Branca (CEI), … Moema falou destas e mais outras ações, com fotos do antes e depois, quase que por duas horas seguidas para então, pedir a cada secretário municipal presente que falassem resumidamente de suas pastas. Foram quase duas horas de relógios apresentando as ações do governo apenas na pasta de Obras!
Cada Secretário apresentou um resumo das ações de sua pasta, me chamou atenção na fala do Secretário da Fazenda um projeto de lei de autoria do executivo dando isenção de IPTU aos imóveis de valor venal até $ 35.000,00 cujo proprietário só possua um único imóvel inscrito em seu nome, e a titulação dos imóveis residenciais ou comerciais em Itinga(velho problema imobiliário da cidade). O Secretário da Sesp apresentou como desafio em curso a geração de energia limpa a partir de resíduos sólidos.
Na fala do Secretário da CGM a ênfase foi na avaliação da CGU e TCM sobre os mecanismos municipais de acesso a informação e transparência da gestão, a nota alcançada pelo município neste quesito foi 9.3 sendo q a média nacional varia em torno de 5 a 6 pontos. O Secretário de Cultura diferenciou atividades festivas de produção/manifestação cultural justificando q ambas precisam acontecer mas que fazer cultura é dar visibilidade às expressões/ singularidade do povo é q Lauro de Freitas tem o metro quadrado mais populoso de expressões/manifestações populares do Estado. Falou ainda da jornada cultural (inovação deste governo), da Cia municipal de teatro e que os agentes culturais não são servidores de caráter adm e sim trabalhadores de campo na fomentação da cultura municipal.
Após a fala de cada Secretário Moema retoma a palavra e comenta sobre a circulação de matérias em blogs e grupos de zap denunciando supostas irregularidades/condenações na prestação de contas junto ao TCM. Moema afirma ser de má fé tais denúncias e que todas as notificações feitas pelo TCM foram respondidas e/ou justificadas sendo a defesa das notificações acatadas pelo tribunal. Moema apresentou cada caso notificado e a resposta apresentada, falou também que se as pessoas que circulam essas informações lessem todo o contexto não teriam o pretexto como verdadeiro, por isso é que usam de má fé. Moema realçou a transparência de seu governo disse que não tem o que esconder está tudo publicado no DOM mas que há alguns que não lêem o que está lá ou lêem de cabeça pra baixo. Disse também que tomará as providências cabíveis contra a calúnia e a difamação.
E por fim Moema falou da reforma administrativa aprovada pela câmara, dentre os pontos a extinção de 400 cargos comissionados e concurso público para 500 cargos efetivos visando a superioridade numérica dos cargos efetivos na administração pública. Moema frisou que nos cargos extintos, como motorista por exemplo, havendo necessidade haverá contratação por terceirização para q não haja descontinuidade no serviço público.
Foi uma longa coletiva e esclarecedora prestação de contas. Moema muito tranquila, segura, sem rodeios prestou contas do que fez, está fazendo e planeja fazer frente a administração municipal. Foi um bom momento e serve de parâmetro para avaliar a Gestão Moema Gramacho.
Esta é uma prática salutar na administração pública! Quem governa precisa prestar contas.
A coletiva também serviu (em minha avaliação) para se ter um indicativo da coesão de forças políticas q compõem e sustentam o Governo da petista, calorosas saudações e enfáticas afirmações de confiança, identificação, aprendizado e crescimento pessoal com o jeito Moema de governar foram feitas pelo Secretariado em suas falas. Teve Secretário que afirmou em tom profético: ” Essa baixinha vai ser Governadora da Bahia”.
Irundi Andrade.