A comunidade quilombola de Cangula, no município de Alagoinhas, está celebrando os avanços econômicos, tudo graças aos investimentos estratégicos no sistema produtivo da avicultura de galinhas caipiras. A iniciativa está garantindo renda para as famílias e impulsionando o crescimento econômico na região.
O projeto, implantado junto à Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Cangula, pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), atende diretamente 23 famílias da comunidade com a criação de galinhas caipiras, incluindo horta e viveiro comunitário. Com isso, as famílias da comunidade do Cangula estão experimentando melhorias significativas na qualidade de vida.
A abordagem do projeto é baseada na agroecologia e em tecnologias acessíveis, garantindo a conservação e propagação natural da diversidade genética, promovendo a segurança alimentar das famílias e introduzindo alimentos de alta qualidade em suas dietas alimentares. Além disso, cria oportunidades de renda por meio da venda do excedente da produção.
A agricultora familiar Maria Cristina, uma das beneficiárias do projeto, compartilha sua história de sucesso: “Antes do projeto, eu tinha poucas galinhas no quintal e produzia apenas cinco dúzias de ovos por semana. Agora, com galinhas de postura, consigo colher até 60 dúzias por mês e vendo na região. Minha filha também é beneficiária e nós criamos a marca Granja Mãe e Filha e vendemos pelo WhatsApp e nas feiras locais”.
Outra beneficiária, Ana Cátia, destaca como o projeto ajudou a melhorar suas práticas: “Antigamente, eu tinha um galinheiro pequeno e não tinha conhecimento sobre quintais sustentáveis. Agora, com manejo adequado, sei como cuidar melhor das galinhas e consigo obter 15 dúzias de ovos por mês”.
Essa transformação na comunidade do Cangula não é apenas sobre aves e ovos, é uma história de empoderamento, sustentabilidade e crescimento econômico. Os investimentos em avicultura, realizados por meio do projeto Bahia Produtiva, estão fazendo diferença na vida das pessoas e na economia local, provando mais uma vez o potencial da agricultura familiar na Bahia.
O Bahia Produtiva é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Por: Silvia Costa
Fotos: Assessoria de Comunicação da CAR