Uma intervenção na Estação Aeroporto de Metrô fechou, nesta segunda-feira (21), a programação da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil em Lauro de Freitas, promovida pela SEMDESC-Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania. Profissionais do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social fizeram panfletagem no local com orientações acerca do tema.
“Esse tipo de ação é totalmente necessária diante dos casos que estão acontecendo tão perto de nós. É preciso que as pessoas se conscientizem e façam a sua parte. Tendo a informação de como deve ser feito facilita bastante”, declarou Cleide Santos após receber um panfleto com o passo a passo de como realizar a denúncia diante de um caso de abuso sexual.
A SEMDESC montou um stand na Estação do metrô e disponibilizou informações sobre os equipamentos públicos que realizam atendimento às crianças e adolescentes, como CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS e Conselho Tutelar. O presidente do CMDCA-Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Birne, e a diretora do DACA – Departamento de Atenção à Criança e Adolescente, Cíntia Saraiva, também participaram da atividade.
Para a secretária da SEMDESC, Huldaci Santana, “a ação direta com a sociedade é necessária porque todos têm responsabilidade sobre nossas crianças e adolescentes. O contato com o público permite despertar sobre o assunto além de estimular as denúncias”. A secretária destacou ainda que as ações da Prefeitura sobre a temática são constantes. “O município vem atuando bastante no fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes de Lauro de Freitas para que casos como o de Araceli não se repitam”.
*Caminhada*
Na última sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, a SEMDESC já havia realizado uma primeira abordagem na estação do metrô, com sucesso. A data também foi marcada com uma caminhada. Iniciativa do Conselho Tutelar, a atividade reuniu estudantes, pais e professores da rede municipal que levaram às ruas do bairro de Itinga mensagens de alerta, respeito e conscientização sobre o abuso contra crianças e adolescentes.
A caminhada foi da base da Guarda Municipal ao Largo do Caranguejo onde estandes disponibilizam material com orientação sobre os serviços municipais direcionados a crianças e adolescentes. Embalada pela música “O Seu Corpo é um Tesourinho”, que de maneira lúdica ensina as crianças a identificarem o abuso sexual e a perderem o medo de contar para os pais, a atividade contou ainda com apresentação do grupo de dança Dançar’ts que levou o hip hop para a programação.
Jornalistas Mariana Cedrim
Foto Rafael Magno e Edgard Copque
Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas
21/05/2018
71 3288 8371
Site laurodefreitas.ba.gov.br