O prefeito de Salvador e presidente nacional do Democratas, ACM Neto, defendeu o combate às tentativas de ataque à democracia. Em seminário online promovido pelo Harvard-Brazil Dialogues, o democrata ainda reforçou a necessidade de diferenciar liberdade de expressão de milícias virtuais.
“A democracia é valor absolutamente inegociável. Aliás, essa é uma bandeira do Democratas. Não vamos aceitar qualquer tipo de ataque à democracia”, afirmou.
Em seu discurso, ACM Neto destacou ainda que as instituições seguem preservadas e em funcionamento no Brasil, país com liberdade de imprensa e de expressão. Seria essa característica, inclusive, o que permite ao país atravessar “tantas crises”, embora não tenha detalhado quais seriam elas.
“Precisamos nesse momento reforçar a força dos veículos de comunicação, dar suporte para que continuem fazendo seu trabalho de investigação, denúncia, crítica. Isso não pode significar exageros ou cometimento de crime, ou que o veículo de comunicação não conceda o direito da outra parte de responder ou se manifestar. Não vamos misturar as coisas, porque senão podemos enfraquecer a nossa democracia com o pretexto de proteger o cidadão, e isso me preocupa”, acrescentou.
Na avaliação do democrata, a liberdade de expressão não pode ser confundida com difamação da imagem das pessoas, nem com o direito de espalhar fake news. Uma das características que diferenciam um do outro é o “aparelhamento”, “muito dinheiro”. É nesse cenário que o Judiciário precisa adotar “medidas duras”.
“É fundamental que a gente reforce o Poder Judiciário, a sua independência, e o respeito que todos nós cidadãos devemos ter às decisões suas”, concluiu.
O seminário contou com a participação de presidentes de outros cinco partidos: Roberto Freire, do Cidadania; Bruno Araújo, do PSDB; Gleisi Hoffmann, do PT; Carlos Lupi, do PDT; e Marcos Pereira, do Republicanos.