Em sessão ordinária realizada nesta manhã de terça-feira (18), a Segunda Secretária da Mesa Diretora da Câmara de Candeias, Rosana de Bobó, leu uma denúncia formulada e protocolada na Casa pelo editor do site Tia Cândia, Luis Peixoto, em que requereu a Instauração de Processo Político-Administrativo em desfavor do Prefeito Dr. Pitágoras (PP).
Segundo Luís Peixoto, no teor da denúncia, justifica que, “O Prefeito do município de Candeias bem procedendo de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo, bem como negligenciando na defesa de bens, rendas, direitos e interesses do Município e praticando ato de sua competência contra expressa disposição de lei. O alcaide vale-se do mandato para praticar atos de improbidades administrativa, dilapidando o erário municipal, acreditando que o patrimônio público confunde-se com o seu. Este poder legislativo não pode fugir de sua obrigação constitucional de fiscalizar e reprimir. Os membros desta Casa Legislativa não podem trair o povo que lhe confiou à representatividade.”
Dentre os atos de improbidade apresentados, Peixoto citou as “Contratações Irregulares” em que o Prefeito já é réu no Tribunal de Justiça da Bahia após o Ministério Público Estadual pedir o seu afastamento e o TCM ratificar a denúncia multando o gestor, e as Contratação de falsos médicos que já foi confirmado e multado pelo TCM que encaminhou ao Ministério Público para colaboração onde já tramita um inquérito.
Será instaurada nas próximas horas uma Comissão Processante que dará uma parecer que será votado em plenário, caso nove vereadores dos dezessete aceitem a denúncia, estará aberta a Instauração do Processo-Administrativo que pode levar a cassação do Prefeito Dr. Pitágoras.