O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), negou “fundamento nos fatos” ao comentar a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a existência de um “pacto” nos ataques antidemocráticos de 12 de dezembro de 2022.
A informação é do portal Broadcast, do jornal Estadão. De acordo com o veículo, Ibaneis também disse que as afirmações de Lula são “vazias”. O governador declarou ainda preferir ignorar as acusações por estar de férias.
Ibaneis rebateu Lula após o jornal O Globo ter publicado uma entrevista na qual o presidente da República fala em “pacto” entre o governador do Distrito Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e as polícias distrital e do Exército.
O petista se referia à ocasião em que manifestantes de extrema-direita queimaram veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal na data da diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral, depois do resultado da disputa eleitoral de 2022. Lula afirmou que a polícia acompanhou os ataques “sem fazer nada”.
“Havia, na verdade, um pacto entre o ex-presidente da República, o governador de Brasília e a polícia, tanto a do Exército quanto a do DF. Isso havia. Inclusive, com policiais federais participando. Ou seja, aquilo não poderia acontecer se o Estado não quisesse que acontecesse”, disse Lula.
Sete integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal estão presos preventivamente sob denúncias da Procuradoria-Geral da República e investigações.
Leave feedback about this
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.