O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia (IAF) ganhou a disputa para trazer o Congresso Luso-Brasileiro 2022 para Bahia. A escolha do local sede ocorreu em Fortaleza, na Assembleia Geral Ordinária da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). As associações participantes e representativas de mais de 30 mil Auditores Fiscais decidiram que a Bahia reunia as condições mais atraentes para sediar o evento. Representaram o IAF na Assembleia, o presidente e o vice-presidente do Instituto, Marcos Carneiro e Helcônio Almeida, respectivamente. A sexta edição do Congresso acontecerá no período de 12 a 15 de junho de 2022 e terá o IAF como entidade anfitriã.
De acordo com o presidente do IAF, Marcos Carneiro, o Instituto não mediu esforços para demonstrar o preparo da cidade de Salvador para receber um evento internacional. “Batalhamos e mostramos que Salvador merece ter um Congresso de grande porte e de extrema importância para o nosso Estado e categoria. Ganham todos que lidam e labutam com temática do direito e da administração tributária, principalmente os auditores fiscais baianos pela acessibilidade, e ganha também o nosso Estado que atualmente necessita de eventos empresariais e turísticos. No ano em que o Brasil comemora 200 anos da independência, esse será, sem dúvida, um momento oportuno para debatermos assuntos de interesse das Administrações Tributárias e da classe fiscal, especialmente nosso papel na consolidação da nossa independência. Além disso, teremos a oportunidade de ouvir o que pensam renomados especialistas e representantes da política nacional em um ano de eleições gerais“, afirmou.
O evento é realizado anualmente, sendo uma edição no Brasil e outra em Portugal, com o objetivo de promover a integração, o intercâmbio e a qualificação dos auditores ficais, além de debater temas fiscais e políticos na perspectiva do desejável desenvolvimento econômico, da melhoria do ambiente de negócios, da segurança jurídica e, especialmente, da busca pela justiça fiscal e do desenvolvimento social. O Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais é realizado pelas maiores entidades dos Fiscos do Brasil (Febrafite, Sindifisco Nacional e Unafisco Nacional) e de Portugal (Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira – APIT).