Após suspensão por conta da pandemia, as cirurgias eletivas foram retomadas pelo Hospital Regional de Eunápolis com um mutirão que beneficiou 50 pacientes durante o fim de semana.
O esforço para começar a reduzir a fila de espera envolveu parte da equipe médica que utilizou equipamentos de ponta, garantindo a segurança e a eficiência dos procedimentos.
A retomada dos procedimentos foi determinada pela prefeita Cordelia Torres (União Brasil).
Foram realizadas cirurgias de colecistectomia (remoção de vesícula), histerectomia (remoção do útero), hernioplastias (remoção de hérnia), vasectomia e laqueadura. Parte das intervenções foi feita por videolaparoscopia (técnica com auxílio de câmera integrada), procedimento menos invasivo para os pacientes.
A dona de casa Nadir Maria de Jesus, de 59 anos, foi beneficiada com uma histerectomia. “Desde 2019 que eu estava correndo atrás dessa cirurgia. Eu fico muito contente agora. Agradeço muito à equipe do Hospital Regional. Agradeço muito à prefeita Cordélia pelo que ela está fazendo por nós e pela cidade”, disse a dona de casa.
Para a prefeita, o mutirão teve um resultado bastante positivo. “Com o retorno das cirurgias eletivas no hospital começamos a resolver os problemas de saúde da população que espera há um tempo por causa da pandemia. Como sempre, fazendo tudo pensando na qualidade do serviço prestado”, comentou a prefeita.
A Secretaria de Saúde informou que as cirurgias eletivas vão continuar. O calendário será divulgado em breve.