Quem transita pela Via Metropolitana, em Lauro de Freitas, já vê de longe, quando anoitece, a fachada do Hospital Metropolitano, administrado pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde – INTS, que ganhou uma iluminação especial, para lembrar o quanto a prevenção e o diagnóstico, precoce, do câncer de mama, são fundamentais para aumentar as chances de cura. É a campanha Outubro Rosa.
Além da iluminação, a programação do Outubro Rosa, no Hospital Metropolitano, abrange, também, a distribuição de laços, momentos de autocuidado, com cortes de cabelo e maquiagem, para pacientes e colaboradores, rodas de conversa, palestras, depoimentos de quem teve câncer de mama e muito mais.
Pelos murais e nos sanitários, feminino e masculino, está sendo veiculada a campanha “Cada laço, um compromisso pela vida”, desenvolvida pela Comunicação do INTS, para todas as Unidades gerenciadas pela Organização, no Brasil e que alerta quais são os sinais do câncer de mama.
Assim que a iluminação foi acionada, no início da noite da quarta-feira (4), a auxiliar de serviços gerais, Ana Maria Santos, 65 anos, estava no estacionamento e ficou surpresa com o que viu. “Muito linda essa homenagem feita pelo hospital. É um incentivo para corrermos atrás de fazer a mamografia”, entendeu ela.
Para os colaboradores, que estavam chegando ou saindo do plantão, a fachada na cor rosa virou uma atração. Assim que chegou, a técnica em enfermagem, Joselita Moura, 34 anos, fez questão de parar e fotografar. “Ficou perfeito! Um gesto assim mobiliza colaboradores, visitantes, acompanhantes e pacientes a se prevenirem contra o câncer de mama”, contou, enquanto fazia pose para a amiga fotografá-la.
Compromisso com a saúde
A manutenção da área externa, que inclui a iluminação, faz parte das melhorias que a direção do hospital vem implantando, desde que assumiu a unidade. E, neste caso do Outubro Rosa, bastou um detalhe nos refletores.
“É uma maneira que temos de reafirmar o nosso compromisso com a saúde. Vamos manter a nossa fachada rosa o mês inteiro, para ninguém esquecer o quanto a prevenção é fundamental”, contou o diretor-geral, Ricardo Bricidio, que parabenizou o setor de Manutenção pela instalação.