Mais 19 pessoas foram beneficiadas com cirurgias de catarata feitas no Hospital Municipal Dia Jorge Novis, neste domingo (26). Referência em oftalmologia ambulatorial, a unidade já realizou cerca de 3 mil consultas na especialidade desde que o atendimento foi implantado em abril do ano passado. 64 pessoas que passaram pela consulta oftalmológica foram encaminhadas para o procedimento cirúrgico realizado no próprio hospital.
Os 19 pacientes foram selecionados durante atendimento oftalmológico de rotina do Jorge Novis. O acesso ao serviço é feito através da Central Municipal de Regulação. De acordo com Rogério Medrado, diretor médico do hospital, o procedimento da cirurgia de catarata é muito simples. “Com o auxílio de aparelhos específicos, o oftalmologista substitui o cristalino, que é a lente natural do olho, por uma nova”, explicou.
A alegria de voltar a enxergar pôde ser comemorada pela segunda vez por Manuel dos Santos. No ambulatório, enquanto a enfermeira preparava a admissão para a cirurgia, o senhor de 81 anos contou que já estava enxergando “tudo perfeito” com seu olho esquerdo. “15 de dezembro do ano passado eu fiz a cirurgia de um olho. Cumpri meu resguardo e agora voltei para fazer o direito”, comemorou.
Apesar do procedimento não demandar internação, a recomendação pós-cirúrgica é evitar atividades físicas, pegar pesos e se expor ao contato com muitas pessoas. Ciente dessas orientações médica, Robério Santana, 62, se preparou para cirurgia do olho direito e disse estar “ansioso, mas confiante do resultado”. Os pacientes de Lauro de Freitas, todos acima de 60 anos, passaram por anamnese antes de entrar para a sala de cirurgia.
O Hospital Jorge Novis disponibiliza todos os serviços essenciais da oftalmologia: consultas, triagem, exames especializados, indicações e procedimentos cirúrgicos. Reaberto em 2017, o equipamento reimplantou o ambulatório de oftalmologia em abril de 2019. Único na Região Metropolitana, o Ambulatório da Dor também foi implantado no Jorge Novis entre novos serviços como de cirurgia de cabeça e pescoço, punção e retirada de nódulo mamário, exame com doppler e outros.
Jornalista Laerte Santana
Foto Edgard Copque
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
27/01/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br