A rotina das visitas por vídeochamadas, no Hospital Espanhol, foi interrompida neste último Domingo dos Pais para a realização de uma visita muito especial, porque foi presencial! Com o distanciamento necessário pelo protocolo de controle da Covid, mas com a possibilidade do paciente e seus familiares se verem, trocarem olhares de emoção e conversarem sem o auxílio da tecnologia, a maior ferramenta aliada da pandemia.
O empresário Jabson Santana Gonçalves, 36 anos, residente em Salvador, pai de Larananda de seis anos, foi internado numa UTI do Hospital Espanhol, no último dia 4 de agosto para tratamento da Covid. Na noite do dia 6 foi transferido para o leito 312 da Enfermaria 3C, por já apresentar melhora do seu estado de saúde.
Na expectativa de passar o Dia dos Pais isolado, longe da filhinha e distante de casa, Jabson foi surpreendido, na manhã de domingo (8), pela visita presencial organizada pela equipe do Hospital com o objetivo de proporcionar um pouco de alegria à família Gonçalves, na data especial.
O presencial fortalece o emocional
Sem os abraços desejados, mas com a possibilidade de estarem próximos, num mesmo ambiente aberto, aconteceu o encontro inesperado para a data. A equipe do HE, sempre dedicada e solidária no cuidar, presenteou o papai Jabson com um cartaz contendo o seu Prontuário Afetivo. E a família, preparou um cartaz de Feliz Dia dos Pais, cheio de corações e muito amor. Foi um momento de emoção regado a alegria.
Pais, irmãos, esposa e filha de Jabson participaram do momento. E antes do paciente descer para o encontro, os familiares gravaram com a Equipe do HE, vídeos com seus depoimentos sobre o Dia dos Pais diferente, na vida de cada um deles.
A esposa de Jabson, Zaina Nascimento, ressaltou o empenho e a sensibilidade dos profissionais do Hospital organizarem a visita presencial: “Passamos a semana ansiosos, sem saber como seria o Dia dos Pais para nossa filhinha. E meu marido estava muito desanimado. Mas este encontro renovou nossas esperanças. Não tenho palavras para agradecer o acolhimento que estamos tendo do Hospital Espanhol.”
Jabson permaneceu na cadeira de rodas, durante todo o tempo. Mesmo sem toques e contatos físicos, mas com o coração tocado, agradeceu: “Eu agradeço demais por toda a ajuda que tenho recebido e por estes profissionais não me deixarem desitir”.
O próximo Dia dos Pais será em casa, Jabson! Com direito a dar e receber colo, abraços e beijos da sua filhota Larananda que fez questão de dizer para os heróis da saúde que estão cuidando do seu herói: “Meu coração está batendo muito forte, porque eu amo meu pai de verdade!”