Dona Ana Batista foi uma das primeiras pacientes a serem atendidas nesta quarta-feira (20), para a realização da punção da tireoide. O procedimento implantado na rede municipal de saúde de Lauro de Freitas, no final de abril, é feito no Hospital Dia Jorge Novis (HDJN) e reduziu o tempo de espera desses pacientes que antes era de quatro a cinco meses para 30 dias.
Em menos de 30 minutos, dona Ana realizou o procedimento indolor. “Tecnicamente, o exame é chamado como PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina). Ou seja, tipo de biópsia da glândula tireoide que pode revelar com segurança se determinado nódulo é perigoso ou inocente para definição do melhor tratamento”, explicou o médico radiologista intervencionista, Erich Vater.
Todo o procedimento é realizado com o auxílio da visualização pelo ultrassom. Rapidamente o médico aspira algumas células. O material coletado é enviado para análise laboratorial. O resultado fica disponível na unidade para o paciente em até 30 dias. “Eu descobri esse nódulo em um exame de rotina com o médico endocrinologista. Então fui encaminhada para fazer a punção. Não tive nenhuma alteração, nenhum sintoma, descobri por acaso. Mas estou confiante que tudo sairá bem”, declarou Ana.
De acordo com o médico, os nódulos na tireoide ocorrem com maior frequência em mulheres e idosos. “A punção é um exame minimamente invasivo, com pouquíssimas chances de complicações. É também um procedimento bem simples e rápido, sem precisar de internação, além de conseguir identificar a característica do nódulo em cerca de 80% dos casos”, disse o especialista.
Atendimentos seguem ativos noJorge Novis
O Hospital Dia Jorge Novis continua com os atendimentos ambulatoriais mesmo diante da pandemia do coronavírus. A unidade suspendeu temporariamente apenas as cirurgias por conta dos riscos de contaminação.
Jornalista Giovanna Reyner
Foto Lucas Lins
21/05/2020
www.laurodefreitas.ba.gov.br